.
 
 
Quando a tecnologia é inimiga da postura
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/05/2016

Quando a tecnologia é inimiga da postura

Fisioterapeuta fala sobre a relação de má postura com o uso de smartphone e perigo dos óculos de realidade aumentada

Computadores, smartphones e tablets são hoje, para muitos, tão indispensáveis quanto uma roupa. E novas tecnologias, como o óculos de realidade aumentada, começam a conquistar adeptos. Em muitos casos, o uso abusivo acaba influenciando a má postura da coluna, resultando em problemas clínicos cada vez mais frequentes. “As pessoas têm passado mais tempo sentadas, seja na escola, no trabalho, em casa, no tempo livre. O lazer não é mais relacionado a atividades ao ar livre e que movimentem o corpo. O sedentarismo, somado à postura incorreta e tempo excessivo usando a tecnologia, tem gerado dores e problemas em todas as idades”, explica a fisioterapeuta e coordenadora do Centro Clínico Gaúcho Cátia Costa.

Dores musculares e tensionais, além de quadros clínicos mais complexos como retificação da lordose cervical, escoliose, hiperlordose e hipercifose são alguns dos problemas atribuídos ao uso desses equipamentos. Nova moda da tecnologia, os óculos de realidade aumentada também podem contribuir para problemas mais graves. “Esses óculos não são indicados para crianças e são comercializados com um verdadeiro manual de advertências que mais se parece com uma bula de medicamento”, observa a profissional.

Dentre as advertências encontradas no manual, há a recomendação de não utilizar o aparelho caso o usuário esteja cansado, ansioso ou resfriado. Destaca-se também que os óculos devem ser usados por até 30 minutos, fazendo pausas de 10 a 15 minutos, mesmo que não pareça necessário. Segundo Cátia, lesões sérias podem ocorrer em função de tropeços, colisões ou esbarrões com paredes, móveis ou outros objetos. A recomendação ao utilizar o equipamento é ficar sentado de forma segura devido aos movimentos rápidos que podem ser realizados no contexto que está inserido. Estes movimentos também podem causar desconfortos corporais. Abaixo, a profissional responde dúvidas sobre o tema.

Há décadas ouvimos sobre os malefícios da tecnologia pessoal, principalmente do uso do computador. Quais são as principais queixas e problemas decorrentes do uso do computador tradicional, tratando-se de coluna?

As manifestações mais comuns são desconfortos que evoluem para dores na coluna cervical, lombar e na região dos ombros e punhos. Outros sintomas encontrados com frequência são cefaleia, formigamentos, dormência, queimação nas mãos e braços, ressecamento ocular e tensão na articulação da boca. Este conjunto de sintomas varia e precisa ser esclarecido caso a caso. Podemos encontrar tendinites, abaulamentos discais e hérnia de disco. Hoje já se tornou comum pacientes entre 20 e 30 anos com estas queixas, e acredita-se que esses quadros só tendem a aumentar. É necessário informar e conscientizar para a prevenção.

A popularização do smartphone é agravante para esses quadros?

Este tipo de aparelho é o que mais nos obriga a olhar para baixo, juntamente com os tablets. A utilização destes aparelhos nos coloca numa postura muito observada atualmente que é a de cabeça inclinada para frente e com os ombros curvados. Especialistas dizem que são cada vez mais comuns os casos de “text neck” – “pescoço de texto” em tradução livre - com dores de cabeça ligadas à tensões na nuca e no pescoço causadas pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular. De acordo com um estudo americano publicado na Surgical Technology International, estima-se que as pessoas estejam adicionando até 27kg no pescoço toda vez que abaixam a cabeça para olhar o celular. A cabeça de uma pessoa adulta pesa em torno de 4,5 kg quando alinhada, o que, fora de uma posição adequada, é um peso enorme para a coluna.

Como a pessoa pode se policiar para ter uma boa postura?

Quem faz uso destas tecnologias tende a se acostumar com posições incorretas, mas o sedentarismo é um agravante incontestável. Para ter uma boa postura é necessário, primeiramente, boa percepção corporal, praticar uma atividade física regular e orientada, com o objetivo de colocar o corpo num alinhamento sustentável. Quando a correção postural é necessária, faz-se necessário um fisioterapeuta para auxiliar no processo.

Dicas para boa postura

Computador:

- Evite realizar o mesmo movimento com as mãos durante muito tempo, seja ele no teclado ou mouse. Procure manter os braços ao lado do corpo e os punhos alinhados a mesa . O ângulo de 90° no cotovelo é a referência.

- Uma boa cadeira minimiza o estresse do corpo. Procure a que possui ajustes no encosto, nos braços , na altura do assento. As melhores possuem acomodação para região lombar mas este detalhe podemos adaptar com almofada na altura dos rins.

- Pés cruzados ou apoiados nas pontas favorecem dores. Apoie todo pé no chão mantendo a coxa apoiada na cadeira. Use suporte para os pés caso seja necessário.

Smartphone e Tablets:

- Quando utilizar o smarthphone, apoie com uma mão e mexa com a outra as funções do aparelho. Mexa no aparelho hora com uma mão, hora com outra. Evite curvar o pescoço para visualizar a tela.

- Não apoie o celular com o ombro.

- Mantenha os braços alinhados e apoiados na mesa ao digitar, de preferência a 90° em relação ao corpo. 


Autor: Adriano Pinzon Garcia
Fonte: Prática

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581