.
 
 
Começar atividade física é bom, mas precisa tomar alguns cuidados
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/08/2016

Começar atividade física é bom, mas precisa tomar alguns cuidados

Segundo especialista, é necessário consultar um médico e realizar todos os exames necessários para uma prática segura

Com os holofotes voltados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no qual são disputadas 42 modalidades, é provável que a procura por práticas esportivas cresça nos próximos meses no Brasil. Embora praticar esporte seja bom, sem consultar um profissional especializado antes, pode acarretar em problemas de saúde, caso as pessoas não estejam preparadas para iniciar ou retornar a um esporte que não pratica há muitos anos. “A prática esportiva e a rotina de exercícios físicos trazem diversos benefícios à saúde de forma geral. Podem prevenir e controlar certas doenças cardiovasculares, reduzir o colesterol, a taxa de açúcar no sangue, diabetes, além do fortalecimento muscular. Por isso é fundamental haver um equilíbrio dos grupos musculares que executam o movimento (agonistas) e os que resistem (antagonistas). Através de treinamentos personalizados para determinado esporte, desenvolvido por um educador físico é possível diminuir o risco de lesão e melhorar a performance. Mas antes de iniciar uma atividade esportiva, é necessário consultar um médico e realizar todos os exames necessários para uma prática segura”, comenta o educador físico, Maurício Mandim, do Clube de Reabilitação da ARTRO.

Essa é uma realidade vivenciada pelo educador físico em Curitiba. A clínica no qual Maurício Mandim atende, trabalha com o condicionamento físico e recuperação de atletas, seja de alto rendimento ou final de semana, de dez modalidades diferentes. “Muitas pessoas ingressam na atividade esportiva sem os devidos cuidados e orientação de profissionais especializados, com isso, aumenta a procura por clínicas de medicina esportiva com os mais diversos tipos de lesões, como tendinites crônicas, doenças cartilaginosas, musculares, canelites, fraturas por estresse, entre outras” alerta Mandim.

Como a maioria não tem essa educação esportiva, cabe ao Clube de Reabilitação oferecer o trabalho de recuperação dos atletas para poderem voltar a ter uma vida saudável praticando esporte. “No Cube de Reabilitação da ARTRO são montados treinos individualizados e adequados à prática esportiva desejada. O público é variado, desde crianças, pessoas buscando um treinamento diferenciado, emagrecimento, atletas profissionais, amadores e idosos visando uma melhor qualidade de vida. Um diferencial é que temos uma equipe multidisciplinar, médicos ortopedistas, fisioterapeutas, nutricionistas, educados físicos capacitados. Isso faz muita diferença para realizarmos um trabalho cada vez mais capacitado”, finalizou o Educador Físico.


Autor: Thiago Pereira
Fonte: Ace

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581