.
 
 
Previna-se e aproveite o que o verão tem de melhor
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/11/2011

Previna-se e aproveite o que o verão tem de melhor

Fique atento à exposição solar durante os exercícios físicos É preciso ter cuidado para evitar problemas como insolação, desidratação e lesões de pele

Os meses de calor costumam ser mais convidativos para a prática de exercícios físicos e passeios ao ar livre. O sol motiva as pessoas a uma vida mais exposta e a proximidade das festas de final de ano, período que muitos aproveitam para tirar férias, aumenta a preocupação com os quilinhos a mais e os “pneus” em volta da cintura. Os parques ficam mais cheios e é cada vez mais comum deparar-se com pessoas correndo ou caminhando pelas ruas. Sem contar as praias e os clubes, que também lotam com frequência.

A sensação de bem-estar buscada com esses hábitos muitas vezes é comprometida pelos riscos inerentes ao período de temperaturas elevadas e de maior exposição aos raios solares. Um desses riscos é a hipertermia, (elevação da temperatura do corpo) quando o calor provoca a perda de líquidos e de sais minerais. O corpo não consegue mais equilibrar a temperatura corporal, que ultrapassa os 410 Celsius. Os sintomas incluem dor de cabeça, transpiração em excesso, sensação de cansaço, cãibras musculares, tontura, náuseas, vômitos, incoordenação motora e nas situações extremas claro risco de morte.

Para prevenir uma insolação algumas recomendações são importantes. Por exemplo, não permaneça por muito tempo em veículos fechados quando estiver muito quente, evite se expor excessivamente ao sol e não faça exercícios vigorosos nos horários mais quentes do dia. Prefira sempre se exercitar no início da manhã ou ao final da tarde. Use roupas leves e feitas com materiais que facilitem a evaporação do suor.

Além disso, procure manter sempre seu corpo hidratado. Essa é uma recomendação que vale tanto para praticantes eventuais quanto para esportistas amadores e profissionais. Para compensar a transpiração excessiva, que é comum nesta época do ano, é fundamental repor os líquidos, evitando, assim, que ocorra a desidratação. Segundo explica a equipe do Sport Check-up (Nabil Ghorayeb, Daniel Daher, Daniel P. Santos, e Gustavo Paes e Luis Fernando Barros) do HCor, em treinos ou provas que durem mais do que 50 minutos é aconselhável consumir maltodextrina (em pó ou gel). E depois da atividade, deve se repor os estoques de glicogênio muscular consumindo suco de frutas ou frutas secas, bebidas esportivas ou frutas com mel. A perda de mais de 1,5 kg é outro dado que pode ser utilizado como parâmetro.

Outro risco sempre associado à exposição ao sol é o de contrair lesões de pele. Para evitá-lo, utilize sempre protetores solares nas partes do corpo que ficarão expostas ao sol. Repetir sua aplicação cada 2 hs ou quando após entrar na água.

Os meses de calor podem ser extremamente agradáveis, desde que adotados os cuidados necessários. Evitar excessos é o caminho mais seguro para aproveitar os benefícios da realização de atividades ao ar livre, sem correr os riscos que vêm embutidos, de forma traiçoeira, nos raios e no calor produzidos pelo sol.
 


Autor: Imprensa
Fonte: HCor

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581