.
 
 
Médica alerta sobre falso entendimento do uso do filtro solar
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


13/12/2009

Médica alerta sobre falso entendimento do uso do filtro solar

Alerta de Roula Kozak, coordenadora de câncer de pele da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Efeito cumulativo do Sol

Durante a 11ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele - realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) - a coordenadora de câncer de pele da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Roula Kozak, alertou para o que chama de "falso entendimento" em relação ao uso do filtro solar.

"Não adianta usar o protetor e exagerar no sol. É como fazer muita ginástica e depois comer bolo de chocolate", explicou. Segundo ela, a população deve evitar tanto a exposição prolongada ao sol quanto a exposição recorrente, feita diversas vezes, já que a ação do sol tem efeito cumulativo.

Evitar o câncer de pele

O objetivo da campanha, de acordo com a dermatologista, é orientar e prevenir a população, além de fazer a detecção precoce do câncer de pele. O paciente que procurar um dos postos espalhados em 23 estados brasileiros passa por um atendimento dermatológico completo e sai com prescrição de medicamentos ou mesmo com um pedido de cirurgia para remoção de lesões duvidosas.

É o caso da auxiliar administrativa Andréia Marçal que, apesar de ter pele muito branca, sempre insistiu em pegar um bronzeado. Aos 38 anos e com uma lesão próxima ao nariz que não cicatrizava, ela recebeu o diagnóstico de carcinoma - o tipo mais comum de câncer de pele e com mais chances de cura.

A cirurgia de Andréia foi marcada pela própria equipe da campanha para esta segunda-feira (7). Mas mesmo após a remoção da lesão, é preciso ficar de olho porque a chance de reincidência ou de novas lesões é maior para quem já teve a doença. Depois do diagnóstico, a paciente passou a usar filtro solar diariamente - inclusive em dias de chuva.

"A gente, às vezes, não dá importância e isso passa despercebido no corre-corre do dia a dia. A coisa é bem mais séria. Eu não queria ficar morena, mas queria um bronzeado e judiei demais da minha pele. Se soubesse, não teria sido assim", contou.


Autor: Paula Laboissière
Fonte: Diário da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581