.
 
 
Alimentação: o segredo dos festejos de fim de ano onde tudo é permitido
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/12/2011

Alimentação: o segredo dos festejos de fim de ano onde tudo é permitido

Nutrólogo do Hospital Villa-Lobos dá dicas de como aproveitar de maneira saudável todas as delícias das festas de final de ano

A cada ano que passa fica ainda mais difícil manter a dieta neste período do ano. São tantas as delícias na ceia de Natal e ano novo que mesmos os mais disciplinados e adeptos das regras da alimentação balanceada aproveitam a ocasião para sair da rotina de “sacrifícios”. A postura de “se liberar” da dieta neste período não é nenhum pecado e, se feita com equilíbrio, pode se tornar menos pesada para a consciência e para o corpo.

Para o nutrólogo do Hospital Villa-Lobos, Andréas Bottoni, relaxar em datas especiais como Natal e ano novo, de uma maneira geral, não prejudica a saúde, contanto que haja um equilíbrio e um “pós festejos” de maior condicionamento físico. “Para a população em geral, ou seja, aqueles que não mantêm dietas rigorosas devido a problemas de saúde constantes, como diabetes, hipertensão, etc, sair da dieta e comer um pouco a mais não prejudica a saúde. O segredo é compensar essa maior ingestão de alimentos com a prática de exercícios físicos também em maior intensidade”, aconselha o nutrólogo. Bottoni alerta também para os feriados prolongados. “Este ano, o Natal e o ano novo vêm seguidos de finais de semana, fazendo com que os dois dias de possíveis exageros com a alimentação se tornem quatro, seis ou mais dias; isso sim pode ser considerado um prejuízo para a saúde”.

Além de beber muita água, comidas leves como saladas e grelhados, o nutrólogo alerta que a preocupação com a saúde não deve ser tão rigorosa neste período, mas sim durante todo o ano. “O perigo não está nos exageros na alimentação no Natal e no ano novo, mas sim, no período que vai do ano novo ao Natal. Comer e beber um pouco mais nos dias 25 e 31 pode ser compensado, por exemplo, nas manhãs dos dias 26 e 01 com caminhadas e exercícios físicos. Mas, durante o decorrer do ano, o ideal é manter um equilíbrio alimentar e sem sedentarismos”, aconselha.

O vilão – Conhecido como um dos principais vilões da dieta, quase que por unanimidade, o açúcar é a maior tentação e o caminho mais curto para o desequilíbrio alimentar. Neste caso, Andréas Bottoni mantém a mesma postura e desmistifica seu título de cruel. “Consumidas com cautela, uma fatia de panetone, torrones e até as frutas secas – altamente calóricas – não farão diferença se recompensadas da maneira correta durante os próximos 365 dias”, conclui.

Sobre o Hospital Villa-Lobos

Inaugurado em novembro de 2007, o Hospital Villa-Lobos caracteriza-se pelo atendimento humanizado, tecnologia avançada e modernas instalações. Construído em uma área de 16 mil m², na Rua Lituânia, 260, na Mooca, possui 14 salas cirúrgicas e 200 leitos, sendo 165 deles de internação, 20 destinados à UTI e Unidade Coronariana e 15 na semi-intensiva. Possui ainda UTI Pediátrica, com capacidade para 5 leitos.

Para comodidade dos clientes, o Hospital conta com avançado Serviço de Hemodinânica e Terapêutica Intervencionista, Centro de Litotripsia, Centro de Diagnóstico dotado de laboratórios de análises clínicas, exames de imagem de última geração, exames cardiológicos, endoscopia digestiva e respiratória, hemodinâmica e radiologia intervencionista, além de pronto-socorro amplo e completo, capacitado para atender urgências nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, cirurgia bariátrica, clínica geral, ginecologia, ortopedia e pediatria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2076-7000 ou no site www.hospitalvillalobos.com.br
 


Autor: Letycia Queiroz - Ecco Press
Fonte: Dr. Andréas Bottoni

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581