.
 
 
Os dentes são como jóias
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/01/2010

Os dentes são como jóias

Para alcançar o objetivo de ter um sorriso expressivo e belo, é necessário ter disciplina, cuidado e paciência

Você já pensou em dar de presente um sorriso para alguém que ama? Talvez as pessoas nem se dêem conta de que um belo sorriso é capaz de iluminar a face, transmitindo beleza, juventude e sensualidade. Metaforicamente, cada dente representa uma pérola, e o sorriso representa o colar de pérolas. Dentes claros, naturalmente alinhados, em harmonia com a arquitetura gengival e com os lábios, e em proporções adequadas para a idade, gênero e personalidade do cliente. Esse é o desejo das pessoas que sabem reconhecer o poder de um sorriso.

Algumas pessoas aliam os cuidados com os próprios dentes e a genética, e são beneficiadas com um incrível sorriso. Bonito por natureza e capaz de chamar a atenção das pessoas ao redor. Outras não têm tal privilégio, mas devem saber que podem conseguir. É possível alcançar um sorriso belo, próximo do que seria natural, e que respeite os limites e as expectativas de cada indivíduo. Um sorriso que, além da beleza, traga função mastigatória adequada e possa manter a saúde bucal.

Para alcançar o objetivo de ter um sorriso expressivo e belo, é necessário ter disciplina, cuidado e paciência. Não se deve ter pressa quando se deseja construir algo que mimetize o natural. Trabalhar com a biologia dos tecidos orais (osso, dente, gengiva) exige planejamento, correta manipulação e tempo. Da mesma forma que uma pérola demora muitos anos para se formar, um belo sorriso pode demorar alguns anos para ficar pronto, satisfazendo paciente e dentista.

É uma responsabilidade muito grande para nós, dentistas, construirmos um sorriso considerado perfeito para determinado indivíduo. O dentista deve entender claramente o desejo e a expectativa do paciente, e este deve estar plenamente informado de todas as opções tratamento, bem como as etapas de cada um. Dessa forma, os riscos e benefícios do tratamento proposto também devem estar claramente expostos e consentidos pelo principal interessado: o paciente.

Outro fator complicador é o fato de que muitos pacientes não gostam de ser atendidos por outros profissionais além daquele em que confiam. Contudo, é muito pouco provável que apenas um dentista seja especialista em todas as áreas necessárias à reabilitação oral. E se o paciente tiver que ser cuidado por outros dentistas, convém que esteja ciente e possa conhecer cada profissional e sua área de atuação.

Dessa forma, se o tratamento proposto envolver ortodontia, tratamentos da gengiva, de canal, restaurações em resina composta, clareamento, cirurgias orais, implantodontia e prótese, o paciente provavelmente será tratado por uma equipe unida por filosofias de trabalho afins, e composta por diferentes profissionais, todos de confiança do seu dentista. Esses profissionais devem participar desde o início, nas etapas de diagnóstico e planejamento, para entrar em cena no momento correto e executar aquilo que sabem fazer de melhor.

Para nós, dentistas, não existe nada mais valioso do que perceber a satisfação do nosso paciente ao final do tratamento, freqüentemente traduzida por um sorriso largo. Permanece a sensação de missão cumprida, e o orgulho de poder fazer parte dos momentos de alegria e felicidade do nosso paciente.

Dr. Maristela Maia Lobo

Área de Atuação: ODONTOLOGIA ESTÉTICA

(Dentística, Periodontia e Implantes)

site: www.maristelalobo.com.br

 


Autor: Euracy Campos
Fonte: Dra. Maristela Maia Lobo

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581