.
 
 
Café
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/05/2010

Café

Mitos e verdades

A planta de café é originária da Etiópia – África, onde ainda hoje faz parte da vegetação natural. A Arábia foi responsável pela propagação da cultura do café.

As duas espécies mais cultivadas do mundo são: Arábica, de gosto suave, aromático, redondo e achocolatado; e a Robusta, de sabor adstringente, amargo, porém, mais resistente às pragas e aos fatores climáticos.

A composição do café é bastante complexa, contém elementos energéticos, alguns sais minerais, vitaminas e alcalóides como a cafeína, porém, durante o processo de torrefação vários desses nutrientes são perdidos e em compensação a cafeína se concentra aumentando suas propriedades estimulantes. Pessoas que consomem muito café devem procurar reduzir a cafeína de outras fontes – por exemplo, limitar o consumo de chocolate e refrigerantes do tipo cola e chá preto . Mesmo que a ingestão moderada de cafeína seja inofensiva, a abstinência súbita pode causar dores de cabeça, irritação e outros sintomas isolados como a constipação.

Motivação: a cafeína aumenta a capacidade mental, deixando as pessoas mais motivadas e excitadas. A cafeína também acelera o metabolismo energético.

Antioxidante: o café possui uma ação antioxidante no organismo devido aos polifenóis presente nos grãos, auxiliando na prevenção das doenças cardiovasculares.

Diabetes: em recentes estudos, o consumo diário de café foi considerado um importante fator de prevenção no desenvolvimento do diabetes mellitus tipo 2.

Perda óssea: a cafeína aumenta a eliminação de Cálcio pela urina, para compensar esta perda, pessoas que consomem muito café, devem ingerir uma quantidade extra de alimentos ricos em Cálcio.

Gestantes: recomenda-se que mulheres grávidas limitem o consumo de cafeína a 150mg/dia quantidade encontrada em 200ml de café. Lactantes: devem eliminar bebidas com cafeína.

Quantidade média de cafeína

tabela


Os grãos de café também possuem duas substâncias lipídicas kahweol e cafestol que podem elevar os níveis plasmáticos de colesterol e LDL-colesterol dependendo do modo do preparo do café. O simples ato de coar o café com filtro de papel descartável, remove uma parte significativa destas substâncias. O café turco ou expresso possuem quantidades mais relevantes de kahweol e cafestol devido à forma de preparo. E o coador de pano não possui capacidade total de retê-las como o filtro de papel.

Dicas de preparo:

- Café 100% arábica

- Grão moído recentemente ou na hora do preparo

- Usar água filtrada (sem cloro) sendo a temperatura ideal é entre 94º

- 97º C, assim que entrar em ebulição.

Curiosidade:

A Finlândia é o maior consumidor de café per capita do mundo (12,7kg per capita); seguida pela Suécia (11,4kg per capita) e Dinamarca (10,4kg per capita).


Autor: Carolina Pascoal
Fonte: ID Med

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581