
A ortodontia é a especialidade da odontologia que trata problemas relacionados à posição dos dentes e dos ossos maxilares. Pode trabalhar somente em tratamento com aparelhos ou associá-lo à cirurgia . As técnicas de correção utilizadas no Brasil originam-se das escolas norte-americana e europeia, dispondo do aperfeiçoamento de modernos recursos e tecnologia de ponta, hoje, à disposição de crianças e adultos.
O cirurgião-dentista e ortodontista Cássio Selaimen explica que as técnicas advindas da Europa são conhecidas por um alto grau de desenvolvimento em ortopedia facial. "Foi uma região devastada por guerras. Logo, os aparelhos e também os pacientes tinham necessidades de grandes correções com baixo custo", observa.
Nos Estados Unidos, desenvolveu-se a técnica ortodôntica, chamada edgewise. Trata-se de um aparelho com alta precisão de encaixe e com resultados muito bons esteticamente. As manipulações dos ossos da face não eram realizadas como na Europa. Havia a necessidade de integrar a ortopedia e a ortodontia, o que ocorreu no inicio dos anos 90. "Contudo, aparelhos metálicos, transparentes, `invisíveis` fios térmicos são apenas algumas contribuições e avanços", completa Cássio.
Nos anos de 1990, a Associação Americana de Ortodontistas passou a relevar a importância da união desses conhecimentos. Hoje, os tratamentos podem ser ortopédicos, ortodônticos e mistos. O resultado é um sorriso saudável, com uma boa estética e elevada autoestima.