.
 
 
Café da manhã de cada dia
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/07/2010

Café da manhã de cada dia

Torne-o uma opção saudável

É comum ouvir pessoas afirmarem que de manhã não sentem fome, que não conseguem ingerir nada. Isso é perfeitamente explicável, pois o metabolismo humano, quando está funcionando numa frequência que apresenta um ritmo muito baixo, geralmente dá uma nítida sensação de falta de apetite.

Evitando generalizar, pode-se afirmar também que cada indivíduo é um indivíduo. Enquanto a grande maioria não cultiva o hábito da primeira refeição matinal, existe um pequeno número de pessoas que faz do café da manhã a refeição mais importante do dia. Essa minoria está absolutamente correta: o café da manhã é a refeição mais importante do dia, porque é ela quem proporciona toda a sustentação para o organismo, de forma geral, suportar bem um dia cheio de atribuições e esforços.

Os brasileiros, por uma questão cultural, têm o almoço como a refeição mais importante e esperada do dia, levada muitas vezes ao exagero, com a ingestão excessiva de alimentos e exposição à tentação dos carboidratos, frituras, gorduras e outras opções pouco saudáveis.

Vários são os motivos individuais que levam as pessoas, em especial os brasileiros, a não tomarem um bom café da manhã.

Se o organismo amanhece preguiçoso, o fato de ter de trabalhar, ir à escola, à academia, ou exercer qualquer outra atividade habitual, nos alavanca desse estado e nos impulsiona para começar um novo dia. O mesmo deve ser aplicado para se ingerir o primeiro alimento do dia. É preciso ativar o apetite.

Algumas informações podem ser muito úteis e relevantes para incentivar as pessoas a adotar esse hábito tão importante para o bom funcionamento do corpo humano.

Um café da manhã saudável repõe a energia calórica consumida durante a noite de sono e evita, de forma significativa, exageros durante o almoço, tonturas seguidas de eventuais quedas de pressão ou hipoglicemia, gastrites e úlceras gástricas, a médio e longo prazo, além de ajudar no equilíbrio e distribuição das vitaminas, colaborando, inclusive, para se obter uma boa forma, amarrada à prática de exercícios físicos.

Médicos e nutricionistas afirmam que um café da manhã equilibrado pode ser responsável por vários benefícios para o corpo e a mente, como auxiliar no tratamento de pacientes que desejam emagrecer. Especialistas têm estudado o que acontece no metabolismo de quem faz do café da manhã uma rotina obrigatória, sem ganhar peso.

Cientistas ingleses descobriram a relação entre café da manhã e a diminuição na produção de insulina, ao acompanhar os hábitos de mulheres jovens com peso normal. Mesmo parecendo contraditório, quem faz um desjejum reforçado queima mais calorias do que quem abre mão dessa refeição, sendo um comportamento, como já foi dito, típico da maioria dos brasileiros, por um motivo muito simples: o organismo entende a falta de comida natural como um aviso de que é preciso estocar energia e, dessa forma, o corpo passa a armazenar proteínas e carboidratos sob a forma de gordura.

E o pior é para quem janta e tem como refeição seguinte o almoço do outro dia, pois acaba queimando e perdendo massa muscular.

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, da qual participaram 16.000 adultos, mostrou que, entre os que não tomavam café da manhã, os riscos de obesidade eram quatro vezes e meia maiores do que entre os habituados a fazer o desjejum. Constatou ainda que os que comiam quatro ou mais refeições diárias não apresentavam ganho de peso.

Tudo isso dá força a uma corrente de nutricionistas que defende a ingestão de várias pequenas refeições diárias, como forma de induzir o organismo a não armazenar gordura de reserva, mostrando que não vai haver falta de nutrientes para sua manutenção.

Siga as sugestões para um bom e saudável café da manhã

- Um pote de salada de frutas, ou meio mamão papaia, ou ainda frutas frescas variadas. Dê preferência às da época, optando pelas ricas em fibras, vitaminas e sais minerais.

- Leite, iogurte ou coalhada desnatados. O leite e seus derivados fornecem um terço das proteínas necessárias para um dia, além de o cálcio, contido no líquido, estimular o emagrecimento. Se você não gosta de leite, iogurte ou coalhadas, lance mão de queijo branco ou light.

- Embutidos light, como peito de peru defumado, chester, lombo canadense e blanquetes de frango ou peru, também podem compor a mesa.

- Chá e café são bebidas cafeinadas muito bem-vindas porque aceleram o metabolismo, exceto para as pessoas que têm qualquer tipo de restrição relacionada à cafeína, como palpitações, dor de cabeça e manifestações de enxaqueca. De qualquer forma, devem ser consumidos com moderação.

- Os cereais são fontes riquíssimas de fibras, que regulam o funcionamento do intestino e aumentam a saciedade.

- Pão integral também é rico em fibras e grande fonte de energia.

- Margarina, manteiga, requeijão e cream cheese, todos na versão light, ajudam na recuperação energética e reposição de gorduras necessárias à manutenção diária do organismo.

- Açúcar branco, principalmente o refinado, sempre que possível, deve ser substituído por adoçantes, açúcar mascavo ou mel.

Isabela Leão é Nutricionista graduada pela Universidade Estadual de Maringá. Membro da organização nutricional do Paraná.


Autor: Dra. Isabela Leão
Fonte: Site Idmed

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581