.
 
 
Brasileiros não cultivam limpeza das mãos, diz estudo
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/10/2018

Brasileiros não cultivam limpeza das mãos, diz estudo

Uma a cada duas pessoas que você cumprimenta diariamente não lavou as mãos depois de usar o banheiro

O hábito básico de higiene também não é comum na hora de preparar alimentos: só 46% dos brasileiros afirmam que lavam as mãos antes de cozinhar. É o que mostra uma pesquisa da consultoria inglesa TNS Global Market Research.

A falta do hábito de limpeza pode ser responsável pela transmissão de uma série de doenças virais e bacterianas ao homem. Entre elas, conjuntivite, diarreia, febre tifoide, gripe e hepatite.

"Mas a lista de doenças que podem ser transmitidas pela contaminação das mãos é enorme. As mais comuns são as do trato respiratório e as diarreias", afirma o infectologista Caio Rosenthal, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

Quando as mãos entram em contato com uma superfície contaminada e não são esterilizadas, micro-organismos podem pegar carona e contaminar olhos, bocas, narinas, pele e alimentos. "E é a contaminação alimentar que mais preocupa, pois o alcance do alimento é muito maior", diz Jacyr Pasternak, infectologista e presidente da Comissão de Controle de Infecção do Hospital Israelita Albert Einstein.

Os dados de que a maioria dos brasileiros não lava as mãos antes de tarefas básicas do dia a dia foram originados de pesquisa realizada em diversos países pela TNS Global Market Research. Ela apontou a falta de conhecimento como a principal razão para as mãos sujas. Dos 1.057 entrevistados, 53% afirmaram que não sabem da existência de germes e bactérias.

Desculpa esfarrapada, segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido pelo quadro "Dr. Bactéria", exibido pelo programa "Fantástico", da Rede Globo."O problema é de atitude e não de conscientização. As pessoas sabem da importância da limpeza, mas não lavam as mãos", diz.

Figueiredo explica que, se as pessoas lavassem as mãos corretamente, 90% das infecções hospitalares e 80% das transmissões de doenças poderiam ser evitadas. Mesmo com o resultado da pesquisa, o Brasil é apontado pelo estudo como o segundo melhor país em hábitos de higiene.

Os especialistas explicam que a limpeza adequada das mãos deve ser feita com água e sabão. "Só lavar com água não adianta. A limpeza é superficial e os micro-organismos continuarão", afirma Pasternak. "Para limpeza das mãos, os sabões mais baratos, com maior quantidade de soda, são até mais eficazes", completa.

O álcool em gel, comum na época da gripe H1N1, é outra opção. Não há uma quantidade ideal para a lavagem diária das mãos. "Podemos considerar correto lavar de 8 a 25 vezes por dia. Mais do que isso pode ser algum transtorno compulsivo de limpeza", afirma o "Dr. Bactéria".


Autor: Estadão
Fonte: IG

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581