.
 
 
Gestão eficiente das farmácias ajuda a amenizar o desabastecimento de remédios no Brasil
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/08/2010

Gestão eficiente das farmácias ajuda a amenizar o desabastecimento de remédios no Brasil

Gerenciar os estoques não é tarefa fácil, mas, com uma administração eficiente e alguns cuidados essenciais, é possível garantir a satisfação dos clientes e do comércio

Um dos grandes desafios para que as farmácias tenham estoque de medicamentos ao consumidor é o planejamento. Gerenciar os estoques não é tarefa fácil, mas, com uma administração eficiente e alguns cuidados essenciais, é possível garantir a satisfação dos clientes e do comércio, visando sempre ter produtos para pronta-entrega.

Para que desgastes não aconteçam, como eventuais perdas de receitas em razão da falta de medicamentos no mercado, as pessoas envolvidas em todo esse processo de distribuição e abastecimento da indústria farmacêutica devem estar alinhadas para que as informações sejam confiáveis e a atividade comercial cumpra com a sua principal função: atender ao cliente.

Garantia de estoque consegue-se com uma equipe de colaboradores unida e ajustada aos objetivos da empresa e com ferramentas tecnológicas que permitam agilidade e confiabilidade nas operações. Em todo o processo, os gestores devem investir no funcionamento rápido e eficaz, sem muita burocracia. De nada adianta a empresa dispor de ferramentas atuais para um gerenciamento de estoque, como coletores de dados, leitores óticos e um sistema de gestão bem desenvolvido se o fator humano, que opera esse processo, não agir com responsabilidade e entender qual é o principal objetivo da empresa.

Ter mercadoria em estoque para que a venda seja efetuada e gere receita para a empresa não é fácil. O colaborador só pode lançar um produto para dentro do estoque se este passar por um processo de avaliação física completo, garantindo a integridade da mercadoria, validade e confiabilidade no registro do número do lote.

Esses são alguns cuidados que devem ser levados a sério, lembrando ainda que muitos outros fatores interferem para que uma empresa tenha um estoque confiável. O sistema de transporte no Brasil ainda é deficiente devido à demora nas entregas. Atrasos no faturamento de reposições por parte dos distribuidores ou fabricantes, outro exemplo, afetam diretamente na rotatividade e em toda a gestão do estoque.

Na Farma Call Medicamentos, tudo é muito bem estruturado. A preocupação é máxima. Afinal, quando o assunto é saúde, não há espaço para erros. A validade dos produtos é monitorada frequentemente, fazendo cumprir a regra de oferecer ao cliente o prazo de validade mínimo de nove meses para os medicamentos.

Paulo César Kugnharski é sócio-gerente da gaúcha FarmaCall.


Autor: Paulo César Kugnharski
Fonte: WH Comunicação Ltda

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581