.
 
 
O que é micose?
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/11/2010

O que é micose?

Saiba mais sobre o tema

Micoses são infecções na pele que podem ser produzidas por vários tipos de fungos e aparecem em qualquer área dela, como couro cabeludo, pelos e unhas. Esses fungos localizam-se, de forma geral, nas camadas mais externas da pele e nos seus anexos: pêlos e unhas. Os fungos podem também causar doenças em órgãos internos, o que acontece em casos mais raros. Com relação à transmissão das micoses, ela acontece por contato interhumano, contato com água, sapatos e toalhas contaminadas.

Outra fonte comum de transmissão são utensílios contaminados. “Uma atenção especial deve ser dada ao uso de alicates de unhas e instrumentos utilizados por manicures em salões de beleza. Caso você não tenha instrumentos para uso próprio, é imprescindível que verifique se no estabelecimento há equipamento de esterilização. A esterilização evita a transmissão não só de fungos causadores de micoses, como também a de vírus causadores de doenças bastante graves e bactérias” aconselha a dermatologista do Hospital 9 de Julho, Drª Patrícia Fagundes.

E como saber se o que você tem é micose?

As micoses se manifestam como áreas de descamação da pele, acompanhadas da sensação de coceira no local. Já nas unhas, nota-se um espessamento da superfície, alteração da forma e coloração diferenciada da normal.

Para um melhor diagnóstico, o ideal é fazer um exame micológico direto, que consiste na coleta de amostras superficiais de pele, especificamente das áreas afetadas para localização de componentes fúngicos. Dessa forma, é possível fazer a cultura, para definição do tipo de fungo.

O tratamento pode ser feito de duas maneiras: localizado, com a aplicação de antifúngicos tópicos para casos menos extensos; ou sistêmico, por meio da ingestão de antifúngicos orais para os casos mais graves ou que uma área extensa estiver afetada. “Casos em que houver a necessidade de uso prolongado de antifúngicos sistêmicos, pode ser necessária a realização de exames de sangue que verifiquem o bom funcionamento do fígado. Isso porque esse é órgão responsável pela metabolização de todas as substâncias que ingerimos”, explica a Drª Patrícia. Por isso, consulte sempre um médico antes de tomar qualquer decisão.


Autor: Assessoria de Comunicação
Fonte: Hospital Nove de Julho

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581