.
 
 
Recomendações na hora de fazer exames clínicos
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/12/2010

Recomendações na hora de fazer exames clínicos

Não seguir as orientações do seu médico pode levar a um diagnóstico impreciso

Na vontade de se livrar rapidamente dos exames laboratoriais passados pelos seus médicos, muitos pacientes não seguem à risca as orientações básicas como o jejum, exemplo mais comum em casos como os exames de sangue. Mas é bom ter cuidado: os resultados podem mudar completamente se todas as orientações não forem seguidas. Como explica o diretor do Lanac - Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski: "Se o paciente não ficar de jejum pelo tempo recomendado, os resultados de seus exames podem mostrar uma situação diferente da realidade", diz. "E isso pode fazer com que o médico dê a ele um diagnóstico errôneo para o seu caso", complementa o diretor.

Cada tipo de exame tem uma recomendação diferente: os testes que medem Triglicerídeos e Colesterol total, por exemplo, exigem um jejum médio de 12 horas. No entanto, completa Kozlowski, "tem gente que chega no laboratório sem ter se alimentado por mais de 14 horas", o que também pode gerar resultados que implicam um diagnóstico impreciso.

Já alguns pacientes que resolvem seguir o jejum, na ânsia de ficarem corretamente preparados para a coleta de sangue, acabam nem mesmo tomand o água, o que pode vir a ser ainda outro incômodo - desnecessário. Com exceção de alguns exames, beber água não altera o diagnóstico.

E ainda há muitos outros tipos de recomendações: para medir os triglicérides, por exemplo, orienta-se que às vésperas da coleta o paciente mantenha a sua dieta habitual. Uma pessoa que tenha triglicérides altos, mas que no dia anterior ao exame adote uma dieta adequada, pode ter um resultado normal - o que poderia levar o médico a descartar um tratamento imprescindível. O álcool também pode alterar não só os níveis de triglicérides, mas também os do colesterol. No PSA, exame muito realizado hoje, os homens devem tomar alguns cuidados como, por exemplo, evitar andar de bicicleta por determinado período antes da coleta. Este simples ato também pode interferir no resultado.

O importante, no final das contas, é seguir com disciplina as recomendações do médico e do laboratório onde será realizado o exame, a fim de que o tratamento sej a o mais eficaz possível. Quem sai ganhando é o paciente.

Sobre o Lanac:

Fundado há 19 anos pelos farmacêuticos bioquímicos Marcos Kozlowski e Elisete Sabedotti Pereira, o Lanac - Laboratórios de Análises Clínicas - se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. Hoje, o Lanac oferece mais de dois mil tipos de exames. Em maio inaugurou nova sede e se tornou o maior centro de análises clínicas de Curitiba. Além da sede central, o Lanac mantém outros trinta postos de coleta na cidade.
 


Autor: Flávia Ferreira
Fonte: IEME Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581