.
 
 
Poderosa farinha
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/12/2010

Poderosa farinha

Seguindo a tendência dos alimentos em pó, o coco não poderia ficar de fora. A farinha da fruta auxilia no emagrecimento saudável, no bom funcionamento do intestino e não contém glúten

O sucesso do coco (Cocos nucifera) por terras tupiniquins é indiscutível. O alimento faz parte de diversas preparações culinárias e sua água é extremamente hidratante e refrescante. Sua bagagem de nutrientes como minerais, fibras e gorduras do bem também é muito apreciada.

Como os pesquisadores não param de fazer testes para desenvolver novos produtos a partir dos alimentos in natura, a fim de isolar determinados nutrientes para potencializar sua ação, chegou a vez da farinha à base do alimento fazer parte das despensas das famílias brasileiras.

O produto é obtido da polpa do coco seco e maduro, que após passar por processo de extração do óleo é desidratada e moída até ficar na consistência de um farelo, que lembra a farinha de mandioca. Em sua composição nutricional temos ferro, cálcio, sódio, fibras solúveis e insolúveis, proteínas e baixo teor de gorduras.

Adicionar a novidade ao cardápio é uma maneira prática de enriquecer a alimentação. “As farinhas são obtidas pela moagem de vegetais ou cereais e possuem alto valor nutricional, pois conservam todos os nutrientes dos alimentos e são excelentes fontes de fibras”, afirma Carina Pioli, docente do curso de nutrição da Faculdade São Camilo, em São Paulo.

Dá-lhe fibras!

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o teor de fibra alimentar do produto pode chegar a 58% e leva uma vantagem expressiva, quando comparado a outros alimentos bem populares na nossa alimentação. “A farinha de coco possui mais fibras do que os outros grãos: quatro vezes mais do que o farelo de aveia, três que a semente de linhaça moída e duas que o farelo de trigo”, explica a nutricionista clínica Claudia Martins Mallmann, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

As fibras presentes no alimento ganham mais um ponto positivo graças à forma de apresentação do produto, que é em pó. O motivo? A nutricionista clínica do Hospital Samaritano, em São Paulo, Mariana Oliveira de Assis Exel explica que grãos sem maceração – que não passaram por algum tipo de quebra de suas cascas – podem levar a deficiências minerais devido à presença de ácido fítico, que prejudica a absorção de nutrientes como cálcio, ferro, magnésio e zinco.

“Estudo publicado em 2006 pela revista Innovative Food Science & Emerging Technologies verificou que alimentos suplementados com a farinha de coco, como o bolo de cenoura e o macarrão, não tiveram a biodisponibilidade desses minerais alterada”, completa a nutricionista Viviane Sant’Anna, da Clínica Diva’s – Espaço Mulher, em São Paulo.

O intestino de quem consome o alimento, agradece! “As fibras também combatem a constipação, porque aumentam o volume do bolo fecal e facilitam o trânsito intestinal”, atesta a profissional da Faculdade São Camilo.

Autor: Paula Bueno
Fonte: UOL - Vida Natural

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581