.
 
 
Uma transmissão de carinho
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/11/2011

Uma transmissão de carinho

Saiba mais sobre a Shantala

 

Técnica indiana de massagens para crianças, a  shantala está se popularizando cada vez mais, e traz diversos benefícios para a saúde e desenvolvimento dos pequenos.  Trazida para o ocidente pelo obstetra francês Frédérick Leboyer, a prática fortalece o vínculo afetivo da mãe com o filho através do  movimento da  massagem.

A professora do Senac Passo D’Areia ,  Rosa Lia Santos Barbosa ,  explica que a atividade tem diversos benefícios para o crescimento e bem-estar das crianças: “a shantala atua sobre o sistema nervoso e psicomotor, fortalecendo a imunidade. Além disso, proporciona um grande relaxamento muscular, aliviando cólicas, tensões e o  estresse ”, afirma a docente. E para quem pensa que as massagens só podem ser feitas em bebês, a professora esclarece: “a shantala destina-se a recém-nascidos, a partir de um mês de idade, mas não há limites para a continuidade. Pode também ser aplicada em crianças de maior idade, exigindo apenas adaptações da técnica”.

Para aqueles que desejam fazer esta troca de carinho com os pequenos, Rosa Lia ensina algumas dicas que são importantes para um bom resultado. “A massagem deve ser confortável e prazerosa para o bebê. Se ele apresentar alguma resistência,  pare e tente novamente em outro momento”, ressalta. Segundo a docente, é aconselhável evitar a massagem quando o bebê estiver resfriado ou com febre, pois a técnica ativa a circulação podendo elevar ainda mais a temperatura. Da mesma forma em casos de diarréia, pois o efeito relaxante pode intensificar o estado. Outra dica também se refere  à  questão da alimentação. Para a realização da Shantala, o ideal é que a criança tenha se alimentado em torno de 40 minutos antes de fazer a massagem.


Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,3 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo www.fecomercio-rs.org.br.


Sobre o Senac-RS
 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é "educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo". Há mais de 60 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS possui 40 escolas, quatro faculdades e 20 Balcões Sesc/Senac, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul.

 


Autor: Redação
Fonte: Enfato Comunicação Empresarial

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581