.
 
 
Cuidados com dentes de leite evitam problemas futuros
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/09/2013

Cuidados com dentes de leite evitam problemas futuros

Especialista explica quais são os principais problemas dentários das crianças e dá dicas de como preveni-los

Essenciais para a formação dos dentes permanentes, contribuindo para uma boa mastigação e desenvolvimento da fala, os dentes de leite necessitam de cuidados diários. Para dar a devida atenção aos dentinhos, que começam a nascer a partir dos seis meses e acompanham a criança até, em média, os 12 anos de idade, é preciso conhecer os principais problemas que os acometem e saber como driblá-los.

A odontopediatra do Centro Clínico Gaúcho, Clarissa Madruga, explica que a cárie e a má oclusão se destacam entre os vilões dos dentes de leite. A cárie é uma doença ocasionada pelo desequilíbrio entre a alimentação e a escovação que pode ser causada por mamadeiras durante a madrugada e pelo consumo de doces com açúcar. Já a má oclusão é quando os dentinhos e os ossos da face ficam tortos, geralmente em decorrência do uso contínuo de mamadeiras e chupetas, por exemplo.

Outro problema destacado pela especialista é o bruxismo. “O bruxismo significa ranger ou apertar os dentes e é cada vez mais frequente na vida das crianças, provavelmente pela agitação e estresse da vida moderna”, explica Clarissa. O hábito geralmente não causa dor, mas pode levar aos desgastes dentais, também conhecidos por “facetas”; a danos aos suportes dos dentes, músculos e à Articulação Têmporo-Mandibular (ATM), responsável pelos movimentos da mandíbula; e também a dores de cabeça e na face.

Como cuidar?

Os dentes de leite anteriores começam a nascer entre os seis e 12 meses de vida. Os cuidados, porém, devem iniciar antes desta fase, através da limpeza da gengiva, bochechas e língua com uma gaze ou fralda molhada em água filtrada. Outra sugestão é não associar a mamada ao sono, pois a boca possui um sistema “autolimpante” que durante este período é menos eficaz.

No momento em que os dentes de leite posteriores nascem, o que acontece por volta dos 18 aos 36 meses de vida, os pais já podem introduzir o uso de cremes dentais, mas sem flúor. Isto porque, a substância é tóxica e, se ingerida com frequência, ocasiona a chamada fluorese, que são manchas na dentição permanente. Por isso, o produto é indicado apenas para crianças que já sabem cuspir.

A odontopediatra Clarissa Madruga ressalta ainda que é imprescindível realizar a escovação dos dentinhos após as refeições, ao menos três vezes ao dia. “Devemos estimular as crianças a terem este cuidado desde cedo e uma das formas para ter êxito é dando o bom exemplo”, finaliza Clarissa.


Autor: Tássia Becker Alexandre
Fonte: Prática em Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581