.
 
 
Cuidados com a alimentação dos pequenos à beira-mar
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/02/2016

Cuidados com a alimentação dos pequenos à beira-mar

Nutricionista esclarece dúvidas sobre a alimentação infantil no verão

Verão é sinônimo de diversão e fuga da rotina. Muito da despreocupação pode ser refletido na alimentação: frituras, doces, refrigerantes e outras bombas calóricas são usuais à beira-mar – e muitos adultos acabam colocando os hábitos saudáveis das crianças em férias também. “Os pais devem estar atentos para alimentação dos pequenos, mesmo que o período remeta a um momento de relaxamento. Não podemos simplesmente nos ausentar dos cuidados com a saúde das crianças”, explica a nutricionista do Centro Clínico Gaúcho Patrícia Souza.

Existem diversas maneiras de fugir das tentações da praia: uma bolsa térmica com alimentos saudáveis preparados em casa é uma ótima escolha. Abaixo a nutricionista responde dúvidas sobre o tema e lista alimentos práticos que podem ser levados de casa.

Muitas crianças passam por quadros de desidratação no verão. Como os pais devem agir, de quanto em quanto tempo devem dar líquidos para os filhos, principalmente os menores que ainda não falam?
A água deve ser oferecida em pequenos intervalos, no máximo de 30 em 30 minutos para os maiores, que já sabem pedir se estiverem com sede entre esse intervalo. Para os menores, a cada 15 minutos, em pequenos goles. Deve-se oferecer água mineral ou até água de coco, para evitar a desidratação.

Quais alimentos vendidos à beira-mar possuem maior risco de causarem infecção intestinal/estomacal?
Qualquer alimento preparado com maionese ou derivados de ovo e aqueles que estão mal refrigerados.

Que alimentos as crianças devem evitar?

Frutos do mar, por não termos certeza se estão mantidos com refrigeração adequada; sanduíches naturais comprados na praia, pois geralmente contém muita maionese e as saladas utilizadas na sua confecção muitas vezes não são adequadamente higienizadas; frituras como batata, empanados, peixes e pastéis; paletas mexicanas, que geralmente são cheias de leite condensado.

Infecções intestinais/estomacais são mais severas em crianças?

As crianças sempre sofrem mais com as infecções por serem mais sensíveis, por isso todo cuidado é pouco para mantermos os pequenos saudáveis. A diarreia provocada pelas infecções causam desidratação, que para as crianças é ainda mais severa e perigosa.

Se os pais escolherem na beira da praia um lanche não saudável para a criança, de que forma eles podem compensar a dieta dos filhos em outras refeições?

Se optarem por alimentar a criança na beira da praia, o ideal é que a refeição seguinte seja composta por alimentos saudáveis, como frutas, sanduíches integrais, saladas frescas e carnes magras.

Dicas de alimentos para levar para a praia

- Abuse das frutas, sempre lembrando de levar em bolsas térmicas para melhor conservação. As mais práticas são maçã, banana, ameixa e uva.
- Frutas secas também são uma boa opção, como ameixa seca, uvas passas e damascos.
- Também existem no mercado as frutas desidratadas, livres de adição de açúcar e ricas em fibras.
- Também práticas de serem transportadas, as oleaginosas, como as nozes, castanhas-do-pará e de caju, amêndoas e pistache são ótimas fontes de vitamina E e gordura monoinsaturada, ótimas para repor a energia à beira-mar e formarem mix com as frutas secas.
- Pão integral com geleia de frutas sem adição de açúcar são de fácil conservação e preparo, também servindo como opção de lanche saudável.
- Os sucos naturais mantidos em bolsas térmicas têm sua durabilidade aumentada. Uma sugestão é congelar em forminhas de gelo o suco de frutas e colocar em garrafa térmica, assim ele vai derretendo aos poucos e fica sempre geladinho. A água de coco também deve ser mantida refrigerada e é ótima para hidratar a criançada, rica em minerais como sódio, potássio, magnésio e zinco.
- Bolos integrais de frutas, preparados em casa, também podem ser levados para os pequenos se deliciarem, se os pais disporem de mais tempo para seu preparo.


Autor: Dionei Valler
Fonte: Prática
Autor da Foto: Reprodução Mate Marschalko

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581