.
 
 
Vacinação
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


31/03/2010

Vacinação

Evolução da medicina proporcionando o desenvolvimento saudável das crianças

Em pouco mais de 30 anos, um aumento de mais de 100% no número de vacinas aplicadas no Brasil

Do final dos anos 70 aos dias de hoje, a área da imunização deu um salto de qualidade científica e técnica incomparável na história da humanidade. Se no século passado as grandes descobertas biomédicas (BCG, vacina da poliomielite) tiveram papel fundamental na cura de diversas doenças, em pouco mais de 30 anos, o Brasil multiplicou o conhecimento nessa área, contemplando uma vasta lista de doenças que foram extintas do cenário nacional. Em específico, vale lembrar que, no caso da varíola, a vacinação provocou a extinção do vírus no planeta.

Segundo o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, membro da Sociedade Brasileira da Pediatria, diversos programas governamentais foram cruciais para que a imunização atingisse um grande número de crianças (e também de adultos) em todo o país. A campanha anual contra a poliomielite, a introdução no calendário das vacinas contra o rotavirus e influenza são exemplos clássicos, mas não únicos.

“Atuei por 30 anos em Pronto Socorro Infantil e, nos primeiros anos de atividades, prestei assistência direta a muitas crianças que tinham de ser internadas por causa de problemas como diarréia e pneumonia, por exemplo. Atualmente, é diminuto o volume de casos nas enfermarias pediátricas em relação há poucos anos atrás, graças o evolução da imunização”, conta o pediatra.

“O volume de vacinação mais do que duplicou. E esse aumento de mais de 100% no número de vacinas aplicadas, e isto apenas nos dois primeiros anos de vida de uma criança, resultou na queda no número de internações hospitalares”, complementa Dr. Sylvio.

O sucesso da imunização no país é visível com a análise das agendas obrigatórias de vacinações pelo SUS, nos anos 70 e hoje.

Anos 70

Esses quadros demonstram que, em pouco mais de 30 anos, a imunização no Brasil passou de 20 para 39 vacinas nos dois primeiros anos de vida. Além dessas, ainda se aplicam doses da vacina contra influenza, para prevenção de gripe sazonal. Com isto, hoje, ampliamos em mais de 100% o número de vacinas imunizadoras.

Com esses fatos, Dr. Sylvio salienta a necessidade de conscientizar os pais sobre a importância da vacinação como prevenção de uma ampla lista de doenças, algumas delas muito importantes para a manutenção da vida da criança, assim como o seu desenvolvimento saudável. A grande maioria está incluída no programa do SUS que é gratuito. Aos que podem investir um pouco nas vacinas extra calendário – oferecidos pelos serviços privados, o pediatra lembra que o custo benefício vale a pena, já que prevenir é muito mais barato do que remediar.

(*) A vacina contra varíola não consta mais do calendário de vacinações por ter sido esta doença extinta mundialmente, graças à imunização.


Autor: Imprensa
Fonte: Baruco Comunica Estratégica

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581