.
 
 
Riscos para o bebê de 0 a 6 meses
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/04/2010

Riscos para o bebê de 0 a 6 meses

Mãe vinte e quatro horas no ar

Mãe vinte e quatro horas no ar. Isso mesmo! Deitado no berço, no banho e mesmo no seu colo, toda a atenção com o bebê ainda não é o bastante. Saiba que, num piscar de olhos, ele pode se virar e cair do trocador de fraldas. Nessa idade, inclusive, evite deixá-lo aos cuidados de outra criança, mesmo maiorzinha. Sem muita noção de perigo, não está preparada para agir rapidamente, caso surja alguma emergência.

Afogamento
Se o pediatra já liberou para a praia ou piscina, não dispense as bóias, do tipo braçadeiras, mesmo que ele entre na água no colo de um adulto. Na hora do banho, segure seu filho, com firmeza, dentro da banheira, que não deve estar cheia até a borda.

Animais
Cães, gatos, aves; ainda não é hora de o neném brincar com animais, mesmo que sejam de estimação e, reconhecidamente, mansos. Proteja, também, o bercinho com um cortinado, para evitar picadas de insetos. Se o local onde vocês moram é próximo à mata, coloque uma tela protetora na janela.

Asfixia
Maiores inimigos: sacos plásticos, tiras de pano ou plástico, fios em geral, cadarços, cordas, cordões (inclusive os da chupeta e dos brinquedos). Acostume-o, também, a dormir com travesseiros finos, e evite os sacos de dormir.

Brinquedos
Seu filho leva tudo à boca, o que aumenta o risco de sufocação e envenenamento. Os brinquedos não devem ser tão pequenos que ele possa engoli-los. Se forem desmontáveis, escolha apenas os de peças maiores e que não sejam pontiagudos. Atenção, também, ao material – atóxico – que não solte tinta e macio (por exemplo, borracha, plástico, tecido, etc). Verifique, sempre, se tem o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Isso significa que o produto passou por uma série de testes para verificar sua capacidade de suportar quedas, pancadas e mordidas das crianças.

Envenenamento
Pode acontecer, e por um simples descuido. É importante, sim, guardar bem guardados produtos de limpeza, tintas, substâncias tóxicas, cosméticos, cremes, perfumes. Mas também ter atenção na hora de dar qualquer medicação, especialmente à noite, quando se está mais sonolento. Verifique rótulos, prazos de validade, dosagens (não repita as anteriores, sem consultar o pediatra). E, nunca é demais lembrar: remédio, só com a receita médica.

No automóvel
Bebês sempre no banco de trás, em cadeirinhas próprias, presos ao cinto de segurança. Ao contrário do que parece, o colo não é o lugar indicado para levar seu filho durante os percursos de carro, mesmo que para distâncias curtas.

Objetos pequenos & cortantes
Mantenha bem longe: botões, moedas, agulhas e alfinetes, tesouras, cortadores de unha, garfos, facas, objetos cortantes, pequenos e pontiagudos em geral. Lembre-se: ele está na fase (muito perigosa) do engole-tudo.

Quedas
Fraldas sempre por perto para facilitar a troca, sem que você precise se afastar do neném. Lembre-se que ele pode se virar, rapidamente, e cair. Quando seu filho estiver no bebê-conforto ou no carrinho, use o cinto de segurança.

Queimaduras
Nesta idade, acontecem principalmente durante o banho, se a água estiver além dos 36º. Antes de colocar seu filho na banheira, teste a temperatura com o cotovelo. Evite, também, beber líquidos quentes quando estiver com ele no colo. E não coloque vaporizadores ou aquecedores elétricos por perto.


Autor: Regina Protasio
Fonte: Top Baby

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581