.
 
 
Teste da orelhinha comprova eficácia para constatar problemas auditivos
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/06/2010

Teste da orelhinha comprova eficácia para constatar problemas auditivos

O exame que identifica as deficiências auditivas em recém-nascidos, conhecido como Teste da Orelhinha, ainda preocupa especialistas pelo fato da falta de conhecimento das mães

Segundo recente levantamento do Instituto Nacional para Educação de Surdos (INES), apenas 2% das mães de recém-nascidos sabem que é preciso avaliar a audição nas primeiras 48 horas de vida.

Conhecido como Triagem Auditiva Neonatal (TAN), passou a ser obrigatório, assim como o Teste do Pezinho, a partir de 2007, quando a Lei nº 12.522 entrou em vigor no Estado de São Paulo. Para a professora da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas, Mariene Terume Imeoka Hidaka, o exame é pouco divulgado no Brasil e atrasa o diagnóstico e consequentemente o tratamento precoce e adequado.

A idade média do diagnóstico de distúrbio de audição varia em torno de três a quatro anos de idade, podendo levar até dois anos para ser concluído. De acordo com o último IBGE, 5,7 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência auditiva. Cerca de 6% das crianças, com idade de até quatro anos, sofrem de perda auditiva ocorrida nos primeiros três anos de vida. Em cada mil crianças brasileiras, seis apresentam perda de audição no nascimento.

Segundo a tutora do Portal Educação e fonoaudióloga Carolina Cysne, o Teste da Orelhinha é um exame rápido, indolor e de grande valia para a detecção precoce da deficiência auditiva. "Geralmente é realizado no momento da alta hospitalar, mas pode ser feito após este momento".

Ela alerta também para as reações do bebê que indicam sintomas da falta de audição. Por exemplo, dificuldade em acordar com barulho, choros interruptos e não reconhecimento da voz da mãe.


Autor: Portal Educação
Fonte: Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581