
Muitas mulheres que sofrem de problemas para engravidar com certeza já ouviram a frase “não fique nervosa e ansiosa para ter um bebê. Pare de pensar sobre isso e você ficará grávida”. Isso faz parte de um mito relacionado à infertilidade que diz que o estresse e a tensão prejudicam as mulheres que desejam engravidar naturalmente e aquelas que estão sob tratamento. No entanto, os médicos são céticos de que o estresse afetaria a fertilidade, devido à falta de evidências sobre esta questão.
Por isso, pesquisadores do Grupo de Estudos sobre a Fertilidade da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, investigaram a ligação entre o sucesso dos tratamentos de fertilidade e o estresse. 3.583 mulheres inférteis que faziam o tratamento para fertilidade foram avaliadas antes de serem tratadas contra o estresse e a ansiedade. Depois, os autores compararam os dados daquelas que conseguiram ficar grávidas e daquelas que não obtiveram sucesso.
Os resultados mostraram que o sofrimento emocional não está associado a uma mulher engravidar ou não. “Estes resultados devem tranquilizar as mulheres. A angústia causada por problemas de fertilidade ou outros eventos da vida não irão comprometer a chance delas ficarem grávidas”, afirma o professor Jacky Boivin, que conduziu a pesquisa.