.
 
 
Município pode tentar evitar ação de mães que rejeitam crianças e as jogam ao lixo
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/06/2011

Município pode tentar evitar ação de mães que rejeitam crianças e as jogam ao lixo

O trabalho executado conscientiza mães e famílias sobre as responsabilidades e os ajuda nas questões psicológicas na fase preparatória à chegada de uma criança à família

O Programa de Desenvolvimento Infantil (PDI), da Prefeitura Municipal de Itupeva, que trabalha em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e APAE de Itupeva, é um exemplo de intervenção social que poderia ter evitado o ocorrido em Jundiaí. Recentemente, neste município, uma mãe é suspeita de ter jogado seu filho recém nascido na lata do lixo do Hospital Dr. Paulo Sacramento.

O trabalho executado pelo PDI conscientiza mães e famílias sobre as responsabilidades e os ajuda nas questões psicológicas na fase preparatória à chegada de uma criança à família. “São montados grupo de gestantes e seus familiares para debates, são ministradas palestras sobre desenvolvimento infantil, há promoção do aumento na qualidade assistencial infantil, capacitação dos profissionais, fortalecimento da integração entre os setores que cuidam de crianças etc. Todos esses são exemplos de intervenções realizadas pelo PDI”, afirma Maricy Miller, coordenadora terapêutica da APAE e membro do PDI.

“Caso esta mãe tivesse frequentado um de nossos grupos de gestantes, onde o acolhimento em conjunto com as orientações e dinâmicas feitas nos grupos de gestantes intitulado ‘grupo de famílias grávidas’ em nosso município,fortaleceria o vínculo mãe/ bebe”. Conclui, M. Angela Rodrigues – enfermeira.

Segundo a psicóloga Telma Marques Silva, coordenadora Municipal de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Itupeva “o comportamento desta mãe é similar ao de uma pessoa portadora de algum transtorno mental grave, pois fica evidente que o instinto de preservação da espécie, algo que compartilhamos com os animais, ficou prejudicado nesta relação – ao invés de garantir a sobrevivência, a mãe fez justamente o contrário”, analisa Telma.
 

 


Autor: Imprensa
Fonte: DF Press Comunicação Corporativa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581