.
 
 
Se não tratada corretamente, dor no ombro pode gerar lesões mais graves
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/10/2011

Se não tratada corretamente, dor no ombro pode gerar lesões mais graves

Osteopatas orientam buscar ajuda logo no início dos sintomas

A dor nos ombros, além de ser corriqueira, acomete pessoas de todas as idades. Porém, o fato de ser tão comum preocupa os especialistas. “Este tipo de desconforto está tão presente em nosso cotidiano que nem sempre nos atentamos ao sinal de que pode ser um indício de problema mais grave”, preocupa-se o Osteopata Gabriel Boal, da Clínica Reacciona de Piracicaba.

 
O fisioterapeuta Felipe Yamaguchi também alerta para a possível gravidade do problema. Segundo ele, “dores nos ombros devem ser sempre bem avaliadas por um especialista, pois a continuidade dos sintomas pode levar a uma piora do quadro inicial, gerando lesões mais graves e até difíceis de tratar”, explica.
 
O que ocasiona a dor nos ombros?
 
A dor no ombro pode ser proveniente de alterações musculares ou articulares do local ou mesmo de outras regiões, como por exemplo, a região cervical que envia as informações (através de nervos) para os músculos do ombro.
 
“A origem da dor pode estar em uma lesão inflamatória nos tendões (tendinite), em virtude de movimentos repetitivos ou excesso de uso, traumas na região e em esforços feitos de forma errada. Além disso, podem vir também de lesões degenerativas com o avanço da idade e o desgaste das articulações, ou até quando as mesmas sofrem o que chamamos de calcificação”, salienta Dr. Gabriel Boal.
 
E acrescenta: “Muitos pacientes nem imaginam, mas outro fator causador pode ser o fígado. Alterações de funcionamento do fígado podem ocasionar sintomas na região do ombro por dor referida (à distância). Nesses casos a dor piora a noite (madrugada), devido ao pico de funcionamento do fígado ser nesse horário”.
 
Por isso, algumas pessoas com predisposição ao incômodo devem ficar atentas. “Indivíduos que possuem alterações degenerativas na coluna cervical, mau funcionamento visceral e que trabalham realizando grandes esforços com os braços, têm uma tendência a ter maiores problemas na região”, diz Dr. Boal.
 
A hora certa de buscar tratamento.
 
Quando questionado sobre o momento certo do paciente buscar ajuda, o osteopata da Clínica Reacciona, Felipe Yamaguchi não hesita: “A hora certa de procurar auxílio é sempre no início dos sintomas da dor, pois quanto mais cedo diagnosticado e tratado, melhor e mais rápido será o resultado”, esclarece Dr. Felipe.
 
“Na Osteopatia é feita uma avaliação de forma geral do indivíduo, principalmente, na região cervical, ombros e vísceras e mais um histórico completo da dor com as características e dados sobre o início do aparecimento dos sintomas. Só assim é possível realizar um diagnóstico preciso”, afirma Dr. Boal.
 
Para Dr. Felipe, “a técnica manual, por avaliar o indivíduo como um todo, é capaz de tratar todas as alterações que estejam relacionadas com a dor no ombro. Sendo assim, o diagnóstico é feito de forma precisa e o tratamento torna-se duradouro e eficaz em menor tempo”.
 
E os especialistas deixam bem claro: “No geral, as dores nos ombros apresentam ótimos resultados ao tratamento osteopático, mas é preciso avaliar cada caso. Mais do que correção, antes de tudo, o que deve ser feito é a prevenção. Uma boa alimentação e atividade física regular podem precaver as lesões em questão”, completam.
 
Para quem já apresenta os primeiros sinais de lesão os osteopatas da Clínica Reacciona aconselham: "é fundamental tratá-las desde o início, evitando que o problema se repita e gere lesões mais graves, que podem até terminar em cirurgia, como o caso de rompimento dos tendões dos músculos, por exemplo.”
 
Sobre a Clínica Reacciona
 
Coordenada pelos fisioterapeutas Felipe Yamaguchi e Gabriel Boal, a Clínica Reacciona foi idealizada e projetada para oferecer um atendimento de qualidade em um ambiente tranqüilo e aconchegante. Sinônimo de bem estar, o espaço conta com todas as ferramentas necessárias e os equipamentos mais modernos para proporcionar um tratamento eficaz e definitivo. A equipe da Clínica Reacciona é composta por profissionais formados e especializados nas áreas de Osteopatia, Fisioterapia, RPG (Reeducação Postural Global), Acupuntura e Nutrição. Todos, com um amplo currículo, estão prontos e aptos a apresentarem os melhores resultados dentro das funções estabelecidas, sempre visando o bem estar e a melhora do paciente. A ética profissional, a competência e o conhecimento adquirido através de anos de estudo e dedicação, fazem da Clínica Reacciona um espaço completo e totalmente capacitado.

Autor: Daniella Rolim
Fonte: DeCastro Assessoria

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581