.
 
 
Dores no peito podem ter origem no coração, estômago ou pulmão
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/11/2011

Dores no peito podem ter origem no coração, estômago ou pulmão

Infarto agudo do miocárdio é a segunda maior causa de morte no Brasil. Por isso, é importante saber reconhecer os sinais e ir ao médico rápido

  As dores no peito assustam e podem ter origem no sistema cardiovascular (infarto), digestivo (refluxo, gastrite ou úlcera) ou respiratório (embolia pulmonar). Também podem ter fundo psicológico ou psiquiátrico.

Por isso, é importante não confundi-las e, na dúvida, sempre procurar um médico. Essa foi a principal recomendação do cardiologista Roberto Kalil e do cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui, ambos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Esse mal súbito pode ser muito grave em pessoas jovens, segundo Kalil. E a diferença entre a vida e a morte depende sempre do socorro imediato. É sempre bom ter em mente o número do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): 192.

 

 

Segundo estudos americanos, de 5% a 15% dos pacientes atendidos com dor torácica nas salas de emergência apresentam infarto agudo do miocárdio. E entre 2% a 3% dos indivíduos que sofrem um infarto acabam sendo liberados da sala de emergência por não receberem o diagnóstico correto.

No Brasil, as doenças crônicas não transmissíveis, como problemas cardiovasculares, respondem por 72% dos óbitos. E o infarto agudo do miocárdio é a segunda maior causa de morte no país. Em 2008, foram 94.912 óbitos por doenças isquêmicas do coração (categoria em que se encaixa o infarto).

 

Sinais clássicos do infarto
- Palidez
- Suor
- Aperto, desconforto ou queimação no peito
- Formigamento nos ombros
- Vômito
- Cansaço e falta de ar
- Náusea

Outros sintomas de dor
- No estômago
- Nas costas
- Nos braços
- Na mandíbula (parte inferior) ou no maxilar (superior)
- No pescoço
- E até ausência de dor, no caso dos diabéticos

Se tomar um antiácido ou ficar ereto melhorar a dor, há grande possibilidade de não ser infarto.

Aprendi com o Bem Estar
O engenheiro Antônio Carlos Rezende, do Rio de Janeiro, escreveu para o programa e contou que as informações que viu na Globo contribuíram para o atendimento médico dele. No dia 28 de setembro, acordou com uma dor forte e pensou que eram gases.

A sogra, dona Maria, ouviu as queixas de Antônio e ficou desconfiada. A mulher o levou para o hospital, e a equipe médica suspeitou de algo mais sério. E era mesmo um princípio de infarto, que não teve consequências mais graves por causa da agilidade na busca por socorro e no atendimento.

Em casos de parada cardíaca, enquanto a ambulância está a caminho, o procedimento correto a fazer é a massagem cardíaca, com compressões fortes e ritmadas (100 por minuto, afundando o peito cerca de 5 cm).

 


Autor: Redação
Fonte: G1 - Bem-Estar

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581