.
 
 
A prazerosa e desafiadora arte de conviver
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/03/2012

A prazerosa e desafiadora arte de conviver

Relacionar bem é um grande desafio, pois é importante ter bom humor, criatividade, muito carinho e diálogo

Conviver é procurar vencer os desafios do dia a dia, percebendo-os como uma aprendizagem, é tornar-se apto a lidar com uma situação de cada vez e não antecipar sofrimentos, como algumas pessoas fazem. Relacionar bem é um grande desafio, pois é importante ter bom humor, criatividade, muito carinho e diálogo para conseguir ultrapassar os momentos de crise. A prática da tolerância e do perdão diante das situações difíceis nos ajuda a crescer, compreendendo que também somos passíveis de erros. Não é fácil o relacionar, visto que se deve levar em conta que as pessoas têm origens, valores e costumes diferentes e cada um precisa respeitar os limites do outro em todos os sentidos, tais como o seu ritmo interno, hábitos. Não somos o espelho do outro, somos seres com personalidades diferentes.

Poder estar sintonizado com o outro, compreendê-lo, saber escutar, permitir o toque, carícias, conseguir realmente se comunicar faz parte de um bom relacionamento. Poder conversar sobre limites pessoais, não se sentindo pressionado a ter que fazer algo,  quando se está cansado, estressado, de tal forma que não consiga corresponder, “naquele momento”, às expectativas do parceiro até mesmo sexualmente, também diz respeito ao relacionar-se. Sentir-se compreendido faz com que haja um diferencial na convivência, abrindo caminhos para um relacionamento mais maduro e saudável. É diferente de não conseguir se expressar, sentindo-se aprisionado na relação, fazendo uso de “desculpas” para não viver a intimidade do casal. Há necessidade de o casal respeitar cada vez mais a individualidade. É preciso criar um espaço, designar um tempo para vivenciar situações harmoniosas e prazerosas a dois, permitindo o diálogo, a compreensão mútua, um conhecimento profundo do parceiro e não superficial. Assim, o casal poderá  vivenciar a intimidade a dois e não um jogo solitário, tendo liberdade para falar sobre o que deseja e não querendo que o parceiro adivinhe pensamentos, sensações, dentre outros. Deve-se cuidar para não se relacionar com o outro esperando que este supra todas as carências, porque pode-se criar uma dependência que acaba prejudicando a relação, pois esta deve ser baseada na troca, no dar e  receber. Quando a troca não acontece, e somente um recebe e não dá de si, com certeza não haverá êxito na relação.

Todos os sentimentos estão presentes dentro de um relacionamento, tanto positivos, quanto negativos. A forma de lidar com estes é que vai fazer a diferença. É importante prestar atenção ao que se fala, tendo consciência quanto às atitudes externadas para não ferir as pessoas que amamos. Não se deve deixar que o ciúme domine, e sim, compreender este sentimento para superá-lo. Se um dos parceiros se sentir sufocado pode haver, como consequência, um desgaste na relação.

É necessário ter espaço para crescer. Sorrir, brincar, deixar-se encantar e encantar o outro tornando a conquista diária mais agradável, não deixar a rotina tomar conta. É importante tirar proveito dos acontecimentos da vida, das experiências para poder aprender com qualidade. Não se deve querer mudar o outro, mas sim, ajudá-lo a estar melhor, deixando-o evoluir a seu próprio ritmo, compreendê-lo. Investir na sexualidade, sendo ao mesmo tempo companheiro, é fator fundamental para manter o relacionamento.

Todo ato de relacionar tem suas fases, umas melhores e outras mais difíceis. A diferença está em saber olhar a vida com mais otimismo e confiar no seu potencial para lidar com as mais diversas situações, tendo-as como uma experiência a ser aprendida. Não se deve deixar de buscar ajuda profissional ao perceber a necessidade.

 

 

 

Por Adriane de Melo Silvestre – Psicóloga – CRP 04/17787

Especialista em: Psicologia Clínica, Educacional e Trânsito

Formação em Arteterapia

 

 


Autor: Adriane de Melo Silvestre
Fonte: Adriane de Melo Silvestre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581