.
 
 
Evolução dos aparelhos auditivos aponta para um novo caminho do som
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/05/2012

Evolução dos aparelhos auditivos aponta para um novo caminho do som

Procedimento de colocação das tecnologias coberto pelos planos de saúde é uma conquista importante

A comunidade de pessoas surdas sempre encontrou dificuldades com relação à inclusão social. Porém, hoje, com o salto dado pelos avanços no tratamento das doenças auditivas, a realidade é outra. Indivíduos que apresentam algum tipo de surdez estão sendo direcionados para um novo caminho do som.

Dra. Teresa Teixeira Cardoso, otorrinolaringologista da Amhpla Cooperativa de Assistência Médica, conta que hoje o mercado apresenta aparelhos auditivos extremamente modernos, o que há de mais novo na audiologia. “Para nós que trabalhamos diretamente com isso, os aparelhos como os implantes cocleares, o Baha e o Carina são uma revolução. Eles representam a mudança direta na qualidade de vida das pessoas que apresentam algum tipo de problema auditivo”, relata.

No caso do implante coclear, por exemplo, que é o indicado para os casos mais graves de surdez, Dra. Teresa explica que o aparelho permite que o paciente desenvolva ou retome a linguagem com grande qualidade. “É uma das maiores conquistas da engenharia ligada à medicina. As crianças, que nascem com surdez conseguem desenvolver a linguagem, com uma articulação muito boa, pois passam a reconhecer todos os tipos de som. E os adultos que já ouviam, mas perderam a capacidade em algum momento, conseguem manter a linguagem. Ou seja, é o benefício não só da aquisição da linguagem, como também dá não perda ela”.

Conquista

Márcia Kimura, fonoaudióloga da Politec Saúde, empresa brasileira que importa as tecnologias para surdos, ressalta uma conquista muito importante nesse avanço: “A cirurgia que consiste na colocação do implante coclear que substitui as próteses tradicionais para pessoas com surdez total ou quase total está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde), tendo hoje, 24 Programas de Implante Coclear/SUS no Brasil. Além disso, os planos médicos também estão cobrindo as cirurgias de colocação do implante coclear, do Baha e do Carina”, salienta. A fonoaudióloga também esclarece que desde janeiro deste ano, no caso do implante coclear, os planos estão cobrindo a colocação bilateral do aparelho, ou seja, dos dois lados. No ano passado, os planos cobriam apenas o procedimento de colocação em um dos lados.

Portanto, afirma Dra. Teresa, a divulgação dessa informação à população e aos profissionais da saúde, assim como a conscientização e a educação sobre os conhecimentos da existência dessas tecnologias são de extrema importância.

Principais tecnologias

Dra. Márcia Kimura, define os aparelhos e quais as principais inovações trazidas por eles:

- O implante coclear: conhecido popularmente como ouvido biônico por ter sido o primeiro órgão humano a ser recriado tecnologicamente, é a única prótese capaz de substituir um órgão sensorial em pessoas com surdez severa profunda ou profunda bilateral. Ou seja, após a realização do implante, elas conseguem ter acesso às informações sonoras do ambiente;

- O Baha: é um dispositivo auditivo que conduz o som por via óssea, estimulando diretamente a cóclea. É normalmente indicado para pessoas com má formação de orelha ou que tenha algum problema no processo de adaptação do aparelho auditivo convencional, que impossibilite o som de chegar a cóclea. É um recurso que auxilia o paciente com perda unilateral a localizar o som e obter melhores resultados auditivos em ambientes com ruído competitivo como, por exemplo, restaurante, festa, rua, etc;

- O Carina: é uma opção para pessoas que desejam ter um aparelho totalmente interno, por motivos estéticos ou por necessidade, como por exemplo, em questões de alergia por moldes auriculares.

Sobre a Amhpla Cooperativa de Assistência Médica

A Amhpla Cooperativa Médica iniciou as atividades em 1985, com o ideal de oferecer um atendimento médico diferenciado para empresas. No ano seguinte, expandiu suas áreas de atuação com o atendimento também aos planos familiares. Sensível às tendências de mercado e às necessidade da região, a Amhpla levou seu alto padrão em saúde às cidades de Rio das Pedras, Charqueada, São Pedro, Capivari, Monte Mor, Tietê, Cerquilho, Laranjal, além de firmar parcerias com Limeira, Americana e Campinas. Por isso, a empresa tem fixado participação cada vez maior no mercado, mantendo com seus conveniados através de um atendimento humanizado, uma relação sólida e estreita. Para saber mais, acesse: www.amhpla.com.br


Autor: Daniella Rolim
Fonte: DeCastro Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581