.
 
 
Câncer de próstata – Mais comum em negros e mais agressivo em obesos
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/11/2012

Câncer de próstata – Mais comum em negros e mais agressivo em obesos

Segundo especialista, a frequência deste câncer nos homens é de aproximadamente 20%

É a segunda doença maligna mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. De acordo com o urologista da Amhpla Cooperativa de Assistência Médica, Dr. Carlos Eduardo Maluf, “a frequência deste câncer nos homens é de, aproximadamente, 20%. É uma doença de fundo genético, semelhante ao câncer de mama e não tem uma prevenção realmente estabelecida. É mais comum na raça negra e mais agressivo em obesos”, afirma.

O especialista explica que os exames básicos são o de toque e o PSA. “Estes dois exames alertam para o diagnóstico. Se for constatada alteração suspeita através deles, então é feita uma biópsia. Para os tumores localizados, concentrados apenas na próstata, indica-se a cirurgia ou a radioterapia. Já para os casos mais graves, em que o câncer avança para outras partes do corpo, recomenda-se hormonioterapia e quimioterapia”.

Dr. Carlos conta também que houve avanços nesta questão. “Hoje, muitos homens vêm fazer exames. As campanhas melhoraram a aceitação pública para esta questão. Porém, ainda há desinformação e preconceito de alguns grupos. Os pacientes vêm em grande quantidade ao consultório, mas precisam de orientação”.

E finaliza: “Não há restrição de idade. Porém, como é um exame desconfortável e pela doença ser mais comum a partir dos 40 anos, aconselha-se que seja feito, anualmente, acima dos 45 anos (quem não tem histórico familiar) e a partir dos 40 (quem teve casos do câncer na família). Mas, a qualquer indício clínico, deve-se procurar o especialista. Se diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de mais de 90%. Infelizmente, nos casos mais avançados em que o câncer já se alastrou, é possível apenas controlar a doença”.

Sobre a Amhpla Cooperativa de Assistência Médica

A Amhpla Cooperativa Médica iniciou as atividades em 1985, com o ideal de oferecer um atendimento médico diferenciado para empresas. No ano seguinte, expandiu suas áreas de atuação com o atendimento também aos planos familiares. Sensível às tendências de mercado e às necessidade da região, a Amhpla levou seu alto padrão em saúde às cidades de Rio das Pedras, Charqueada, São Pedro, Capivari, Monte Mor, Tietê, Cerquilho, Laranjal, além de firmar parcerias com Limeira, Americana e Campinas. Por isso, a empresa tem fixado participação cada vez maior no mercado, mantendo com seus conveniados através de um atendimento humanizado, uma relação sólida e estreita. Para saber mais, acesse: www.amhpla.com.br.  


Autor: Daniella Rolim
Fonte: DeCastro Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581