.
 
 
Olhos bem abertos à noite
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/11/2012

Olhos bem abertos à noite

Especialista alerta para os riscos de dirigir com a visão comprometida

Dirigir a noite pode se tornar uma situação bastante desconfortável para muitos motoristas. Isso porque as reações necessárias para evitar acidentes no trânsito podem ficar mais comprometidas no período noturno, se o motorista não está com visão 100%. Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e consultor do Instituto Varilux da Visão, Dr. Marcus Sáfady, a visão é muito importante para realizar as tarefas do dia-a-dia, e quando afetada interfere diretamente na saúde, na segurança e na qualidade de vida. “Quando somos expostos a situações de dificuldade, os olhos sofrem pela sobrecarga exigida e as pessoas podem até se colocar em situação de risco, como no trânsito, por exemplo”, alerta o médico.

Um problema que contribui para o incomodo visual é a fotofobia ou o ofuscamento. Motoristas sofrem muito nessas situações. “Quando dirigimos, temos dificuldade para distinguir objetos em situações de ofuscamento como o reflexo da luz solar na estrada ou no pára-brisa traseiro do automóvel a nossa frente. À noite , o problema é diferente. A pouca quantidade de luz, diminui o contraste das imagens , o que prejudica a capacidade de reação do motorista”, analisa Sáfady. Este problema é mais intenso quanto maior for a idade. “Até os 40 anos a pessoa deve passar por uma consulta com o medico oftalmologista, a cada três anos, entre 40 e 65 anos as visitas devem ocorrer de dois em dois anos e após os 65 os exames devem ser anuais. Nesta faixa etária fica-se mais sensível ao ofuscamento e mais lento para adaptar-se à escuridão, diminuindo seu tempo de reação”, diz o especialista.

Segundo Sáfady, a falta de visita ao oftalmologista pode agravar os distúrbios visuais já existentes. “A questão é que uma pessoa que tirou sua habilitação aos 18 anos e que tinha 0,5 grau de miopia, pode ter um aumento dessa miopia até seus 25 anos. Se não for realizada uma consulta neste intervalo de tempo, e atualizadas as lentes, sua visão não será tão eficaz para dirigir. Por isso é muito importante ficar atento e ao sentir qualquer tipo de alteração na visão, procurar seu oftalmologista. Se detectadas cedo, as doenças oculares têm tratamento”, explica. 


Autor: Ingrid França
Fonte: Contextual Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581