.
 
 
Alergia e intolerância alimentar
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/09/2009

Alergia e intolerância alimentar

Tire suas dúvidas sobre o tema

Embora se pareçam em alguns aspectos, alergia e intolerância alimentar não são a mesma coisa. É preciso ficar atento: na alergia alimentar há envolvimento do sistema imunológico, que reage de forma exagerada quando entra em contato com alguma proteína considerada estranha e prejudicial ao organismo. Já a intolerância alimentar é muito mais uma dificuldade em se digerir algo como, por exemplo, a lactose, o açúcar do leite, e não há reação imunológica envolvida.

Segundo a Dra. Fabiola Suano, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a alergia alimentar é caracterizada por diversos sinais clínicos que podem acontecer de forma isolada ou combinada, causam vermelhidão na pele (urticária), prurido, vômitos, diarréia e até reações graves como as anafiláticas. Ela acontece quando determinadas substâncias alérgicas para organismo são ingeridas, mesmo em quantidades mínimas. “O corpo identifica um alimento, que aparentemente é inofensivo, como perigoso. Ele reage acionando o sistema imunológico que começa a produzir anticorpos e envia células inflamatórias para se defender”, explica.

Nas pessoas com intolerância à lactose (açúcar do leite), por exemplo, o organismo não possui as enzimas necessárias para digerir a lactose, mas as reações não envolvem o sistema imunológico. Quando o organismo não possui a enzima lactase, responsável pela digestão da lactose, ela não é quebrada e começa a ser fermentada no trato gastrointestinal, levando a sintomas como diarréia, vômitos, distensão abdominal. “Além da lactose, existem outras intolerâncias a componentes presentes em alimentos com conservantes, embutidos, algumas frutas e até frutos do mar, que não devem ser confundidos com alergia”, aponta a médica nutróloga.

Diagnóstico e tratamento

Para identificar a alergia e a intolerância alimentar, é necessário fazer uma busca no histórico familiar, observar e descrever todos os sintomas desde que se fez a ingestão do alimento e relacionar os alimentos suspeitos. Após isso, são feitos exames clínicos, testes imunológicos e bioquímicos.

O tratamento eficaz para a alergia alimentar é a exclusão completa do alimento considerado causador da alergia por um tempo e, com supervisão médica, reexposições programadas para observar se os sintomas persistem. Já nas intolerâncias, como no caso da lactose, o indivíduo pode tolerar doses variadas de leite até apresentar sintomas. Por exemplo, ele pode passar mal com um copo de leite, mas consegue tomar iogurte sem problemas. “As pessoas que têm alergias ou possuem intolerância a alguma substância devem sempre observar as embalagens dos alimentos”, alerta a Dra. Fabíola Suano. Além disso, em casos graves, podem ser utilizados remédios específicos, sempre indicados pelo especialista.
 


Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Barcelona Soluções Corporativas

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581