.
 
 
Bebida alcóolica
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/02/2010

Bebida alcóolica

11 perguntas sobre ressaca

Beber muito só traz a ressaca ou pode trazer mais problemas de saúde?

Pode levar a cirrose e câncer de fígado. Antes disso, em alguns casos, o bêbado pode se tornar chato, inconveniente, repetitivo, agressivo e insuportável por muitos, inclusive familiares.

Necessitando, muitas vezes, de cuidados especiais como o AA (ALCOÓLICOS ANÔNIMOS), que tem realizado um bom trabalho.

A ressaca em homens e mulheres é igual? Digo, se homens e mulheres beberem a mesma coisa, a ressaca deles será diferente?

Acho que, se está relacionado à hidratação, tanto o homem como a mulher podem estar hidratados da mesma forma e não me recordo que a ressaca seja diferente entre homens e mulheres. Tem muita mulher que ganha dos homens de longe.

Apenas beber muito traz a ressaca? Ou há pessoas que sofrem de ressaca no dia seguinte após apenas alguns drinks?

Tem pessoas mais sensíveis e outras menos. Dizem que os orientais, mais entre os japoneses estudados, devido à falta ou à redução de uma enzima hepática, responsável pela metabolização do álcool, ficam mais bêbados facilmente e com ressaca pior. Quanto maior o volume, mais corantes ou mais misturanças forem realizadas, pior será a ressaca.

O vinho é a melhor escolha para não se ter ressaca? Líquidos com malte tendem a trazer ressacas mais severas? Por quê? Cerveja, vodka e gim são melhores opções para quem não quer ter ressaca?

Na maioria das vezes é dose-dependente. Um vinho bom, um saquê bom, um whisky bom, apreciados de forma moderada, podem não levar à ressaca para os acostumados. A cerveja menos, pois tem em média 4,5% de álcool em comparação com outras bebidas que são mais concentradas. Mas muita cerveja pode dar uma ressaca boa.

Drinks diet trazem menos ressaca?

Pode ser que sim, mas para os mais sensíveis até um álcool chamado "diet" pode deixar a pessoa com rubor, "vermelhidão". Algumas bebidas são chamadas de álcool zero, mas podem conter um mínimo de álcool.

Bebidas alcoólicas que levam açúcar podem diminuir as chances de uma ressaca?

Para diminuir a ressaca sugere-se uma hidratação entre as bebidas alcoólicas. O açúcar pode, sim, teoricamente diminuir a ressaca, pois em muitos casos o excesso de álcool causa uma hipoglicemia no indivíduo.

Misturar bebidas piora a ressaca? A ordem das bebidas influencia na rapidez que um indivíduo fica embriagado? Se beber algo mais forte primeiro e depois algo mais leve, a pessoa fica menos embriagada? E se a ordem for ao contrário?

A ordem não deve mudar a ressaca, importante será o total do álcool ingerido, dependendo da sensibilidade. Enquanto você estiver conseguindo contar quantas você tomou, está sob controle.

Quando perder a conta de quantas tomou, melhor ir devagar e evitar a ressaca.

Comer massa após beber ajuda a bebedeira a passar? E comer gordura antes de beber, como carne ou pizza, ajuda a pessoa a não ter ressaca?

A massa após, ou um carboidrato, repõe energia mais rápido e pode ajudar a melhorar a bebedeira e tomar com estômago "forrado" reduz a absorção do álcool e poderemos ter essa "energia armazenada" anteriormente.

Ao comer e beber ao mesmo tempo, o importante é conseguir parar na dose ideal, porque senão vai ter muita caloria ingerida com porcarizitos. Tomar dez chopes (+ou- 120 calorias/cd) é mais fácil que dez coxinhas ou pastéis.

Álcool realmente ajuda a dormir melhor?

Tem alguns que preferem duas garrafas (ou uma) de cerveja a um calmante. Os dois são drogas permitidas legalmente, só que o calmante precisa de receita e consulta médica. Quanto à toxicidade, devemos aguardar resultados de pesquisas em laboratório.

Beber um drink depois de acordar ajuda a ressaca a passar?

Quem chega a esse ponto geralmente já está no fim. Pode passar, pois repõe com a energia "oca" de imediato. Depois a ressaca volta de novo.

E o café? É uma boa bebida para ajudar a ressaca a passar?

Pode ajudar um pouco devido à presença da cafeína, mas não passa muito, não. Melhor um carboidrato. Tomar remédios antes parece ajudar, mas é bom saber o que existe nessas drogas: se contêm antiácido, antiemético (vômitos), anti-inflamatório (piora a gastrite e a úlcera), que parecem melhorar, mas podem prejudicar o outro lado.
 

Entrevista concedida pelo Prof. Dr. Ademar Yamanaka, que é especialista em gastroenterologia e coordenador geral do gastrocentro da Unicamp.


Autor: Imprensa
Fonte: ID Med

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581