.
 
 
Degeneração progressiva causada pela artrose pode atingir a coluna
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/03/2010

Degeneração progressiva causada pela artrose pode atingir a coluna

Caminhada pode reduzir sintomas

Além de causar sensação de atrito, dor e limitação de movimentos, a artrose é caracterizada pela degeneração progressiva da cartilagem e pode atingir todas as articulações, com destaque para quadril, joelhos, pés e coluna - articulações de carga, devido ao esforço a que são submetidas.

As mulheres, em especial no pós-menopausa, e homens na meia-idade são os mais suscetíveis, embora a artrose possa surgir em qualquer fase da vida. “Além do fator genético, a doença pode surgir devido a um trauma ou processo inflamatório crônico”, afirma Helder Montenegro, professor, fisioterapeuta e fundador do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral. “Quando a coluna é atingida, o importante é iniciar um bom tratamento para que o caso não se torne mais grave e incapacitante levando o paciente a tratamentos mais agressivos.”

Artrose e a coluna

Como 85% da população vai viver ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, as pessoas precisam rever alguns hábitos e também buscar fortalecer os músculos posturais, responsáveis por dar sustentação à coluna.

 

O primeiro passo para quem busca colocar a coluna em ordem é fazer uma boa avaliação, identificando as causas da dor. São feitos testes ortopédicos e fisioterapêuticos específicos, de mobilidade, de força, de alongamento muscular e do sistema nervoso para saber qual é a situação clínica do paciente. Com o quadro definido, o tratamento é iniciado.

 

“A técnica de Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral - RMA Vertebral – une o trabalho da fisioterapia manual com a tecnologia das mesas de tração e descompressão e do Stabilizer (equipamento que condiciona o paciente a usar o músculo transverso do abdômen), e exercícios de musculação. A união de todos esses fatores permite que o paciente não tenha mais dor e inicie um trabalho focado no fortalecimento dos músculos posturais. O resultado apresentado equivale a 87% dos casos resolvidos”, afirma Helder Montenegro, do ITC Vertebral.

www.herniadedisco.com.br.

Sobre o ITC Vertebral

O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, fundado pelo professor de pós-graduação e fisioterapeuta Helder Montenegro, oferece a técnica exclusiva de “Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral - RMA da Coluna Vertebral”, que utiliza técnicas da Fisioterapia Manipulativa, Mesa de Tração Eletrônica, Mesa de Descompressão Dinâmica, Estabilização Segmentar Vertebral e exercícios de musculação. Com o reconhecimento e o respeito de fisioterapeutas no mundo inteiro, a técnica tem ganhado espaço no mercado brasileiro devido ao elevado índice de bons resultados para pacientes que sofrem de dores nas costas. O ITC Vertebral possui clínicas em Fortaleza, Sorocaba, São Paulo - Itaim Bibi e Granja Viana, Manaus, Santos, Rio de Janeiro, Natal, Vitória e São Luís.


Autor: Danielle Flöter
Fonte: Flöter & Schauff

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581