
Mas o que é exatamente check-up cardiológico? De acordo com a cardiologista Dra. Kênia Urnau, da Prolab - Centro Diagnóstico Cardiológico, o check-up consiste em um controle periódico, e os exames cardiológicos básicos incluem o eletrocardiograma, exame laboratorial e teste ergométrico, dentre outros.
A cardiologista alerta, porém, que o check-up básico vale apenas para aqueles que são considerados saudáveis e não apresentam histórico de doença cardíaca prévia na família. Os indivíduos que não se encaixam neste perfil devem fazer outros exames adicionais, que serão solicitados pelo cardiologista, e que variam de pessoa para pessoa. Além do acompanhamento médico, alguns alimentos podem auxiliar na saúde cardíaca.
A nutricionista Simone Simas, também traz algumas dicas. Indica, por exemplo, a ingestão de peixes que contém ômega 3, como salmão, sardinha e atum, pois previnem consideravelmente doenças cardíacas. Simone recomenda também a ingestão de nozes e outras oleaginosas. “As oleaginosas, como as nozes e as castanhas, ajudam a baixar o nível de colesterol no sangue e por apresentarem grande concentração de ácidos graxos, são fontes de energia para o funcionamento do coração”. O azeite e a soja também devem entrar no cardápio: “O azeite baixa a tensão arterial e evita que coágulos se formem nas artérias. Já a soja é altamente benéfica. Contém muita proteína e ferro e é pobre em gordura. O ideal é consumir duas colheres de sopa por dia” diz.
A nutricionista destaca que o melhor mesmo é a variedade: “cortar frituras e alimentar-se com grande variedade de alimentos e porções controladas é a receita mais indicada. Até mesmo o chocolate pode ser benéfico. Basta ingerir pouco e preferir os com grandes porcentagens de cacau como o amargo ou 70% cacau”. Mas, vale lembrar que “os alimentos auxiliam na prevenção e no combate a doenças cardiovasculares, porém não são milagrosos. É preciso que a dieta seja equilibrada com exercícios físicos e também hábitos saudáveis”, completa.