.
 
 
Diabetes e a perda da visão
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/06/2010

Diabetes e a perda da visão

Exames frequentes, acompanhamento médico, vida saudávele a prática de atividades físicas, cuidados simples ainda são o melhor tratamento e remédio

A Retinopatia Diabética é uma complicação do diabetes decorrente da deterioração dos vasos sanguíneos que alimentam a retina e comprometem a visão. Podem ocorrer hemorragias e até o deslocamento de retina.

Os sintomas do diabetes são clássicos: no inicio muita sede, perda de peso, avidez extrema por doce. Mais tarde, após longos anos com diabetes, o paciente começa apresentar diminuição da visão.

Na fase inicial não há sintomas como dor. Para se proteger da doença, todo diabético deve realizar uma consulta oftalmológica completa pelo menos uma vez a cada seis meses.

Existe controle, mas ainda não a cura, e tudo depende da fase em que a doença foi diagnosticada. Alguns pacientes chegam até o consultório médico em estágios muito adiantados, pois é dada pouca importância para os cuidados de rotina, e só começam a ficar alarmados quando ocorre algum problema.

As pessoas com diabetes apresentam risco 25 vezes maior de ficarem cegas do que as não possuem a doença. Mesmo com o avanço da medicina, a Retinopatia continua sendo a principal causa de cegueira irreversível entre adultos.

Segundo a coordenadora do Programa de Reabilitação da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Márcia Kretzer, hoje, a Retinopatia é considerada uma das mais freqüentes complicações crônicas do diabetes, junto com a catarata. Entre os clientes - maiores de 18 anos - atendidos pela instituição, 27% perderam totalmente a visão em decorrência da Retinopatia Diabética.

Como a retinopatia não ocorre na fase inicial do diabetes, geralmente após 10 anos da doença aumentam os riscos da retinopatia aparecer, atingindo mais de 75% das pessoas com diabetes há mais de 20 anos.

A Organização Mundial de Saúde aponta que se houvesse um número maior de ações efetivas de prevenção e/ou tratamento, 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados. Ainda segundo a OMS cerca de 40 e 45 milhões de pessoas no mundo são cegas, os outros 135 milhões, sofrem limitações severas de visão.

No Brasil segundo o Censo do IBGE de 2000 existem aproximadamente 148 mil pessoas são incapazes de enxergar (cegos) e 2,5 milhões de pessoas possuem grande dificuldade permanente de enxergar (baixa visão).

Por isto os cuidados devem começar cedo, com o pré-diabético: pessoas que estão acima do peso, que tem histórico de diabetes na família, com pressão alta. A prevenção é sempre o melhor caminho.

Fonte:
Márcia Regina Kretzer
Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP; Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP; Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Coordenadora do Programa de Reabilitação da pessoa com deficiência visual da Fundação Dorina Nowill para Cegos;

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos:
Há mais de 64 anos, a Fundação Dorina Nowill para Cegos trabalha para facilitar a inclusão social de pessoas com deficiência visual, por meio de atendimento especializado e produtos e serviços acessíveis.

São realizados programas específicos de atendimento direto às pessoas com deficiência visual e às suas famílias, por meio de tratamento individualizado ou em grupo e atividades sócio-educativas, que visam proporcionar à pessoa com deficiência visual, condições para uma vida independente na família, na escola, no trabalho e na sociedade.

A produção de livros e revistas acessíveis permite às pessoas cegas e com visão subnormal acesso ao mundo do conhecimento e informação. Com uma das maiores imprensas braille do mundo em capacidade produtiva, a Fundação Dorina Nowill produz livros didáticos, paradidáticos, best-sellers e obras literárias em áudio e no sistema braille, livros acadêmicos e de referência no formato digital acessível.


Autor: Márcia Regina Kretzer
Fonte: Fundação Dorina Nowill para cegos

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581