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Aumenta o consumo de cosméticos pelo público masculino
 
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13/05/2013

Aumenta o consumo de cosméticos pelo público masculino

Dados de mercado apontam crescimento do consumo de cremes masculinos

Desleixo e masculinidade andam totalmente na contramão. E quem comprova isso é o ranking Euromonitor que identificou crescimento anual de 10% da produção de cosméticos específicos para o público masculino. Nessa pesquisa, foi detectado que o Brasil ocupa a 2ª posição no ranking mundial de cosméticos deste segmento, com participação de 9% em market share, perdendo apenas para os EUA, que têm 18%. O faturamento desses produtos na América Latina em 2009 ficou em torno de US$4,7 bilhões.

A Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) dá o seu aval para esses dados e, segundo o presidente da entidade, Alberto Keidi Kurebayashi, “as empresas do Brasil e do mundo têm apostado em produtos para cuidar da pele e cabelo. E quem vem ganhando destaque significativo são as linhas de cremes e loções, inclusive os antiidades. E a ação de barbear ganhou reforço de produtos com mais funcionalidades já que, quem lidera - em meio a essa gama de lançamentos - ainda são os tradicionais itens pré e pós-barba, lâminas de barbear, desodorantes e perfumes”, afirma.

Kurebayashi vê com otimismo este crescimento e afirma que isso é resultado de um comportamento mais confortável e seguro por parte dos homens em comprar produtos.

Sem mencionar que há um determinante cultural importante para destacar o Brasil como mercado em potencial. O presidente da ABC conta que “ao contrário de outras culturas, o brasileiro tem maior tendência a utilizar produtos de higiene. E por ter esta característica de vaidade, a propensão a comprar um cosmético, um perfume ou um produto de higiene pessoal é bem maior”.

O homem moderno - defende Kurebayashi – busca, através destas ações, valorizar seu corpo, mente e auto-estima. “Hoje em dia estes cuidados pessoais podem ser um grande diferencial na vida social. Um homem bem vestido, bem tratado, com pele mais cuidada, unhas e barbas aparadas e com odor agradável tem mais pontos nos quesitos ‘aceitação’ e ‘boa interpretação de personalidade’, o que aumenta muito as chances de sucesso nos relacionamentos interpessoais e profissionais, seja na busca de um amor, de um emprego ou no contato diário com seus amigos, colegas e chefes”, diz.

Sobre a ABC

A Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) é uma entidade, fundada em abril de 1973, com objetivo de promover o desenvolvimento da cosmetologia. Formada por um grupo de profissionais das áreas de Farmácia e Química, ligados a universidades e empresas de produtos e matérias-primas para a indústria de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, a ABC promove atividades tecnológicas, científicas e de regulamentação em prol do setor.

Sua atuação efetiva ao longo deste período foi de suma importância para o desenvolvimento dos setores tecnológico, científico e regulamentar do âmbito cosmético e de seus profissionais, participando de comitês, grupos técnicos, grupos de trabalhos e aconselhamento para as áreas de Vigilância Sanitária, Metrologia e Meio-Ambiente, e no processo de integração ao Mercosul. A ABC é representante oficial do Brasil junto a IFSCC (International Federation of Societies of Cosmetic Chemists) - sociedade que congrega cerca de trinta e cinco entidades internacionais, além de representar o Brasil junto à comunidade internacional científica da Cosmetologia, participando e promovendo atividades para o aperfeiçoamento da integração mundial e troca de informações.


Autor: Associação Brasileira de Cosmetologia
Fonte: MM Comunicação Empresarial

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