.
 
 
Cigarro acaba com a beleza e deixa os dentes amarelados
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/03/2012

Cigarro acaba com a beleza e deixa os dentes amarelados

Cirurgiã Plástica explica os males do fumo para a pele no processo de Cirurgia Plástica e Cirurgião Dentista dá dicas para clarear os dentes

Cada vez mais homens e mulheres estão preocupados com a aparência, mas os que fumam se esquecem que o cigarro é o grande vilão para a saúde e beleza da pele. Além de causar dependência, o fumo compromete a cicatrização da pele após as cirurgias que envolvem o desdobramento do tecido cutâneo, pois ocorre uma diminuição natural da circulação sanguínea, acabando por potencializar os efeitos negativos sobre a pele.

Considerado por muitos como um símbolo de status, o cigarro é um dos piores inimigos da saúde e tornou-se um problema mundial, por causa de um dos seus componentes, a nicotina, causadora da dependência física e psíquica.

As causas mais frequentes do vício são a ansiedade do dia-a-dia, a vida profissional agitada, estresse e tantos outros fatores, onde o cigarro torna-se um subterfúgio que leva à dependência química. O cigarro não só causa câncer, derrame, infarto e outras doenças, como também é um dano desastroso para as grávidas, ocasionando abortos espontâneos, bebês de baixo peso, hemorragia, partos prematuros e outras complicações que afetam essas mulheres, devido ao monóxido de carbono e a nicotina.

No caso do vício da nicotina em processo de cirurgia plástica, a Dra. Edith Kawano Horibe, cirurgiã plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, presidente da ABMAE - Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento, expoente em Gestão Antienvelhecimento e Estética Médica, alerta: "Não há como ignorar os reflexos negativos do fumo. A recuperação é mais prolongada e existe um maior índice de complicações como, formação de necroses e problemas na cicatrização", explica a especialista.

Além do risco de necrose e gangrena, há a possibilidade de abertura da sutura e de a pele voltar a enrugar em razão da menor sustentação dos tecidos. Algumas cirurgias são mais suscetíveis a isso, como a de rejuvenescimento facial e as plásticas de abdome, já que existe o desdobramento e o tracionamento da pele, podendo apresentar dificuldade de cicatrização.

A pele corresponde a 40% do peso corpóreo e, consequentemente, qualquer alteração que ocorra com o organismo, afeta-a diretamente. Quando os pulmões respiram mal, diminui também a taxa de oxigenação da pele. Com isto, todas as funções metabólicas ficam alteradas, desencadeando o envelhecimento precoce. "O fumo afeta diretamente a quantidade de vitamina A, C e E (antioxidantes naturais) presentes em grande quantidade na pele, os quais neutralizam as radicais hidroxilas (OH). A falta de vitaminas diminui a resistência da pele aos radicais livres e afeta a síntese de colágeno", finaliza Dra. Edith Horibe.

Mas, o cigarro não faz estragos somente à pele. Os dentes também são prejudicados. Com o tempo, os dentes ganham um amarelado todo especial. O Dr. Ismael Marques Novo, cirurgião-dentista, especialista em Periodontia, explica que como a nicotina mancha os dentes, é importante utilizar pastas dentais branqueadoras, realizar limpezas periódicas ou mesmo recorrer aos tratamentos estéticos como o clareamento dental, trocas de restaurações antigas e facetas de resina. "Além das manchas desaparecerem com o clareamento, o processo elimina bactérias e promove a desinflamação da gengiva, já que o gel clareador contém substâncias que também desinfetam, limpam e descontaminam os dentes.

As principais técnicas de clareamento existentes são o doméstico assistido, o com luz - que pode ser o laser - e a mista. O clareamento doméstico é realizado pelo paciente em casa e supervisionado pelo dentista. No laboratório é feita uma moldeira personalizada de silicone que serve para colocar o gel, e todos os dias o paciente passa um tempo que varia de 30 minutos a 8 horas, determinado pelo dentista, com o gel em contato com os dentes.

O procedimento a laser é feito no consultório e o gel utilizado tem a concentração mais elevada de peróxido de hidrogênio, assim o resultado é mais rápido. Geralmente, esse procedimento é usado para quem tem pressa com o resultado.

Já, na técnica mista, primeiro é aplicado o gel de concentração alta no consultório e depois sob a supervisão do dentista complementa-se com o uso da moldeira em casa com o gel de baixa concentração, até obter o branco desejado. "Essa técnica de moldeira no consultório é para evitar o uso por tempo indevido de gel de alta concentração, que pode acarretar queimaduras nas gengivas e sensibilidade. O tempo de clareamento varia de acordo com a coloração dos dentes do paciente", declara o Dr. Marques.

Segundo o Dr. Ismael Marques Novo, as facetas de resina também são recomendadas para pacientes com forte manchamento dentário, em que o clareamento não alcançou um bom resultado, fechamento de diastemas e na correção de mal posicionamento dentário.

O dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O tabaco é sem sombra de dúvidas o responsável por milhões de mortes em todo o mundo e a sua carga maléfica afeta não só os que fumam, como também os que respiram a nicotina indevidamente ao lado do fumante.


Autor: Clínica Horibe
Fonte: Facto Jornalismo Empresarial

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581