.
 
 
A terceira idade quer viver mais e melhor
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/01/2011

A terceira idade quer viver mais e melhor

Conscientes dos cuidados com o corpo e a mente, `sessentões` brasileiros priorizam os cuidados com saúde e bem-estar para elevar auto-estima

A aposentadoria chegou. Os filhos já se encaminharam na vida. A situação financeira é favorável. Ao contrário do que muitos idosos pensam, ainda há muito a fazer e aprender na terceira idade. É nessa hora que muitos vovôs e vovós brasileiros começam a curtir a vida, viajar, fazer atividades esportivas, cuidar mais da saúde, ampliar as amizades, tudo que melhore a qualidade de vida e eleve a auto-estima.

 

No Brasil, os idosos são hoje 14,5 milhões, que representam 8,6% da população total do país, segundo dados do IBGE do Censo de 2000. A estatística da ONU mostra que o número de pessoas com mais de 60 anos superará pela primeira vez o índice de crianças. Com base nesse crescimento acelerado da população idosa do Brasil, cada vez mais profissionais e empresas se especializam e investem em produtos e serviços que ajudam a melhorar a qualidade de vida desta camada da sociedade cada vez mais ativa no país.

 

Para a geriatra mineira, Soraya Hissa de Carvalho envelhecer deve representar uma conquista e não um castigo e, cada vez mais, é possível ter uma vida saudável mesmo nas idades mais avançadas. "A lista de recomendações é enorme, mas qualidade de vida com exercícios físicos, alimentação equilibrada, equilíbrio emocional, sono reparador e prevenção de doenças são os grandes pilares da saúde também na terceira idade", explica Soraya. Segundo ela, a tecnologia também tem sido grande aliada de quem já passou dos 60 anos, garantindo tratamentos estéticos preventivos e reparadores que resgatam a auto-estima e prolongam a jovialidade.

 

Auto-estima

A advogada aposentada Hebe Lobato, 62 anos, atual recordista mineira de natação máster em sua faixa etária, procurou os recursos da tecnologia para recuperar a saúde e a estética bucal. Viúva, sempre cercada de amigos, muito ativa e animada para festas e viagens, ela buscou na tecnologia o recurso para resgatar sua auto-estima. Sempre com foco em qualidade de vida, ela foi uma das primeiras pacientes da Arcata Implantes e Ortodontia no tratamento inovador com implantes sem cortes e cirurgia guiada.

 

Dona de um sorriso contagiante, Hebe começou a se preocupar quando percebeu que estava iniciando o processo de perda óssea natural da idade, mas originado num acidente quando ainda era jovem e perdeu 12 dentes. "Gosto de dançar, praticar esportes, viajar e curtir a vida. Sou muito ativa e hoje, com os dentes saudáveis tenho mais segurança e tranqüilidade para sorrir, mastigar, nadar e fazer minhas atividades. A modernidade dos tratamentos estéticos me ajudou muito, principalmente, a resgatar minha auto-estima", afirma Hebe.

 

Segundo o dentista Rodrigo Valério, Diretor Clínico da Arcata, que acompanhou o tratamento de Hebe Lobato, os pacientes da terceira idade estão descobrindo cada dia mais as vantagens que a tecnologia pode trazer para sua vida, saúde e auto-estima. "Como a terceira idade hoje é muito atuante, os pacientes na faixa etária dos 60 anos estão sempre em busca de novos procedimentos que ampliem a longevidade com qualidade de vida. Os implantes sem cortes com cirurgia guiada e a reabilitação oral são tratamentos odontológicos que contribuem para uma velhice mais saudável, possibilitando aos pacientes a retomada da vida normal e de suas atividades muito mais rápido", destaca.

 

Para Rodrigo, os procedimentos modernos que a Arcata utiliza, além do arsenal terapêutico envolvido nos tratamentos, contribuem tanto com as questões físicas do paciente, como recuperação da correta mastigação e da fala, quanto com os fatores psicológicos, como a transformação estética do sorriso e a melhoria da saúde bucal. "O resultado dos tratamentos inovadores contribui para a imediata socialização do paciente, que volta a conversar e a se relacionar com segurança, sem limitar seus gestos e movimentos por medo da prótese sair ou aparecer. É uma realização profissional receber de volta um sorriso renovado como agradecimento pelo trabalho", lembra Rodrigo.

 

Consciência corporal

Quem está na terceira idade atualmente tem uma postura bem mais crítica em relação ao mundo que o cerca do que as gerações anteriores. Educação avançada, consciência política, conhecimentos sobre várias áreas do saber e contato direto com tecnologia são algumas das vantagens que contribuem para esta massa crítica pós 60, que sabe muito bem o que quer.

 

Para a fisioterapeuta, Tatiana Campos Rocha, eles querem preservar a saúde e garantir bem-estar com qualidade de vida. "A terceira idade hoje quer manter-se jovem por mais tempo, tanto física quanto mentalmente. Elas estão o tempo todo em busca de novos conhecimentos, de atividades eficazes para manter a mente saudável, de tratamentos com recursos tecnológicos para ampliar a juventude corporal e de tudo que possa contribuir para minimizar os efeitos das alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento", elogia Tatiana.

 

A fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória, desenvolveu um programa de atendimento domiciliar personalizado, preventivo e de reabilitação, com foco nas pessoas da terceira idade. A iniciativa tem conquistado muitos adeptos em Belo Horizonte, por proporcionar um atendimento direcionado, cuidando do que cada paciente precisa em especial.

 

"O exercício físico na terceira idade, realizado no conforto da residência, utilizando recursos do dia-a-dia da pessoa pode trazer benefícios tanto físicos, como sociais e psicológicos, contribuindo para um estilo de vida mais saudável dos indivíduos que a praticam", afirma. Mas a fisioterapeuta alerta que antes de iniciar qualquer atividade física é necessário fazer uma avaliação geriátrica abrangente, que contemple todos os aspectos inseridos no envelhecimento.


Autor: Isabella Magalhães
Fonte: Ampla Soluções em Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581