.
 
 
Atividades físicas e envelhecimento
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/07/2011

Atividades físicas e envelhecimento

Veja esta superdica

Envelhecimento com qualidade
 
A realização de exercícios regulares é extremamente útil na prevenção e/ou tratamento de muitas doenças geriátricas, como pressão alta, diabetes, aterosclerose, angina, infarto, osteoporose, obesidade, dislipidemia, derrame, demências, depressão e alguns tumores (mama, cólon, próstata), e em alguns sintomas, a exemplo de incontinência urinária, fragilidade, quedas, ansiedade, insônia e prisão de ventre.
 
Segundo vários especialistas, não há conselho mais construtivo que a ciência possa dar ao ser humano no sentido de desenvolver plenamente as suas potencialidades do que a realização do exercício físico regular. Fica a sugestão para a realização de caminhada.
 
Todos, em princípio, podem e devem caminhar. Essa prática é habitualmente livre de lesões e ecológica.

Regras fundamentais para a caminhada
 
  • Frequência: Deve ser realizada na maioria dos dias da semana, se possível todos.
  • Tempo: O ideal é caminhar 60 minutos por dia de forma contínua. Pode-se iniciar com 15 minutos. O progresso deve ser lento e gradual. Se a pessoa não conseguir caminhar os 60 minutos, podem ser pelo menos 30. Se não for possível de forma contínua, pode ser acumulada em duas ou três sessões de 20 minutos.
  • Local: Dê preferência para os locais pouco poluídos, como parques, praias e pistas. O deslocamento de uma peça para outra em casa ou a utilização de uma esteira são opções válidas.
  • Horário: O período da manhã é o melhor, principalmente até as 10h desde que não haja nenhuma contraindicação clínica para sua realização nesse turno. Pode ser realizada após as 17h, quando o sol é mais ameno, e ajuda a desfazer o estresse do trabalho.
  • Piso: A grama e as pistas sintéticas são excelentes porque diminuem o impacto. A areia fofa é desgastante. Devem ser evitadas subidas e descidas.
  • Vestimenta: Use calções, bermudas e camisetas bem folgadas, leves, de algodão e de cores claras e meias de algodão para evitar bolhas. O tênis deve ser macio, leve, flexível, com palmilhas amortecedoras. No frio usar agasalhos de algodão.
  • Postura: A mais ereta possível, contraindo-se um pouco o abdômen para elevar o tórax. Os braços devem estar descontraídos e fazendo movimentos rítmicos durante as passadas.

Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: PUCRS Notícias

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581