.
 
 
Pessoas raivosas prestam mais atenção na recompensa imediata do que nas ameaças
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/09/2010

Pessoas raivosas prestam mais atenção na recompensa imediata do que nas ameaças

Até então nenhuma pesquisa havia detalhado essa reação, ou seja, se ela era uma resposta associada a emoções negativas ou positivas, ou, ainda, por outra causa

A raiva é uma emoção negativa. Mas assim como as pessoas felizes, a excitação causada nas pessoas raivosas faz que elas foquem mais na recompensa de suas ações, diz um estudo sobre emoção e foco visual. Os pesquisadores afirmam que pessoas em estado de raiva prestam mais atenção nessas recompensas imediatas do que nas ameaças em potencial, diferente do que se vê na manifestação de outras emoções, como o medo.

Pessoas raivosas prestam mais atenção na recompensa imediata do que nas ameaçasPesquisas anteriores já haviam mostrado como as emoções alteram a percepção e o foco de atenção. Quando uma pessoa com medo ou ansiosa é posta em contato com situações de prazer (como um ato sexual) ou uma situação de ameaça (como alguém carregando uma arma), dizem os estudos, ela passa mais tempo observando a situação de ameaça do que aquela que seria prazerosa. Pessoas com algum nível de excitação, entretanto, reagem de maneira diversa, focando nas situações em que há alguma recompensa.

Mas até então nenhuma pesquisa havia detalhado essa reação, ou seja, se ela era uma resposta associada a emoções negativas ou positivas, ou, ainda, por outra causa. Brett Ford e Maya Tamir, pesquisadores da Faculdade de Boston, EUA, procuraram saber essa diferença.

Raiva não motiva evitação

“As emoções modificam o modo como uma pessoa reage. O medo, por exemplo, é associado à evitação, enquanto a excitação motiva a aproximação. Isso faz que um indivíduo procure determinadas respostas, como a recompensa”, dizem os autores do estudo publicado no periódico Psychological Science. O estudo de Ford e Tamir focou a raiva. Como o medo, a raiva é considerada uma emoção negativa. Mas ao contrário do medo, a raiva motiva a aproximação.

No experimento realizado pelos pesquisadores os participantes eram entrevistados para determinar a emoção momentânea. Eles indicavam se o que eles sentiam no momento era raiva, medo, excitação, felicidade ou sem emoção alguma. Após essa primeira entrevista eles ficavam em um ambiente onde havia música (e que mudava de acordo com a emoção, reforçando o sentimento). A partir daí, os pesquisadores apresentavam uma sequência de imagem e um aparelho de monitoramento do movimento dos olhos determinava os focos de atenção.

Pessoas que se declaravam “com raiva” – assim como aquelas que se declaravam “felizes” ou “excitadas” – prestavam mais atenção nas figuras que mostravam algum tipo de recompensa (fosse de cunho sexual, comidas calóricas ou objetos de consumo) o que sugere que a atenção visual desses indivíduos era motivada pela emoção, independentemente de ser negativa ou positiva.

Foco de atenção similares, mas respostas são diversas

“Prestar atenção em uma imagem é o primeiro passo para se determinar as ações seguintes e os pensamentos para realizá-la”, aponta Ford. “O foco de atenção é o início de uma série de eventos e influencia o comportamento. As pessoas com raiva, assim como as felizes ou excitadas, focavam a atenção de maneira similar, o que não determina a forma como reagiriam. Uma pessoa raivosa poderia agir de forma agressiva ou confrontativa, enquanto uma pessoa feliz poderia optar por colaborar com algo, sendo sociável ou amigável”, explica o pesquisador.

O estudo indica que a raiva é mais do que uma reação à ameaça, exclusivamente, e pode indicar que um indivíduo pesa duas respostas (recompensa ou ameaça) e opta pela primeira, independentemente da consequência posterior.


Autor: Association for Psychological Science
Fonte: Site O que eu tenho?

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581