.
 
 
Posições corretas para dormir beneficiam a saúde
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/02/2014

Posições corretas para dormir beneficiam a saúde

Fisioterapeuta Personal do sono Daianna Kich dá dicas para uma boa noite de sono

Dainna Kich

Uma boa noite de sono representa uma produtividade diurna mais satisfatória e efetiva além da preservação da saúde. Estudo recente descobriu que o sono pode ser o período em que o cérebro se purifica de moléculas tóxicas, pois há um maior fluxo de líquido cefalorraquidiano, que rodeia o cérebro e medula espinhal, “limpando” o cérebro de moléculas associadas à neurodegeneração (Xie et al. Sleep initiated fluid flux drives metabolite clearance from the adult brain.Science, October 18, 2013). 

Para que o sono seja satisfatório e reparador, segundo a fisioterapeuta e personal do sono Daianna Kich, é necessário adotar posições corretas para dormir e deixar a coluna mais alinhada possível. 

A melhor posição para um bom sono, segundo a especialista, é de lado. Porém é preciso apoiar a perna de forma adequada para não sobrecarregar a região lombar. 

 
Um travesseiro muito baixo para apoiar a perna sobrecarrega a região lombar.
Um travesseiro utilizado no meio das pernas não permite a estabilidade do quadril, sobrecarregando a região lombar.

Kich sugere o uso de um travesseiro denominado de “travesseiro de corpo”, que possui em torno de 1,30 metro de comprimento e que fornece uma boa base para o alinhamento da coluna. “É importante que o ângulo formado pela perna e o quadril seja o mais próximo de 90º, ou seja, o joelho deve estar na mesma altura do quadril”. 

A personal do sono também comenta que o “travesseiro de corpo” facilita a adoção do hábito de dormir corretamente. “Permite maior segurança à pessoa na medida em que fornece maior estabilidade à coluna”.

Além disso, esse travesseiro possibilita com que a pessoa possa ter onde apoiar as mãos, gerando maior conforto.

Para as mulheres, esse travesseiro traz também um benefício estético. “Evita a compressão dos seios e a formação de rugas entre eles”, diz a fisioterapeuta. 

Perna apoiada em “travesseiro de corpo”, permitindo que o ângulo da perna esteja o mais próximo da altura do quadril.

A escolha do travesseiro também é fundamental, sendo necessário observar a altura e o modelo adequado para cada pessoa. “A escolha do travesseiro representa 50% de uma noite bem dormida e deve ser personalizado, pois a sua altura depende da distância entre o ombro e a cervical de cada pessoa”, frisa Kich. 

A personal do sono explica que existem dois modelos de travesseiro: o tradicional (denominado de “sabonete”) ou com formato anatômico (com curvas). “Ambos são ideais para a coluna cervical, desde que permitam um ângulo de 90º entre o ombro e o pescoço, cuidando do alinhamento do queixo com o osso esterno, localizado na parte anterior do tórax”.

Ela acrescenta: “Quando a pessoa começa a colocar o braço em baixo do travesseiro, esse é um sinal de que a altura está mais baixa que a ideal”. 

Travesseiro tradicional com altura adequada, permitindo um ângulo de 90º entre o ombro e o pescoço, bem como o queixo alinhado com o osso esterno.

No caso do travesseiro anatômico, existe uma maneira correta para o seu uso. “Essa modalidade de travesseiro deve ser usada na diagonal para apoiar a face e a cervical de modo adequado. Se não, o rosto ficará comprimido pelas suas curvas”, elucida Kich.

De acordo com a personal do sono, o travesseiro ortopédico possibilita maior sustentação para a região da cervical. Porém, nem todas as pessoas podem utilizá-lo, quando há algum impeditivo de formar o ângulo de 90º entre o ombro e o pescoço. “A escolha do travesseiro deve ser efetuada através de uma avaliação individual”.

Travesseiro ortopédico usado incorretamente, pressionando a face; além de não apresentar uma altura adequada, alongando a região da cervical e pressionando a região do peito.
Travesseiro ortopédico usado corretamente na diagonal e com altura adequada, permitindo um ângulo de 90º entre o ombro e o pescoço, bem como o queixo alinhado com o osso esterno.

A escolha do travesseiro deve ser realizada de acordo com o tipo de colchão. “Quanto menos o colchão cede ao peso, maior será a altura do travesseiro para permitir o alinhamento da coluna”, comenta Kich. 

Além disso, é necessário se habituar a nova posição ao dormir. “A adoção de uma posição correta ao dormir é um habito que a pessoa adquire com o tempo ao observar que trará benefícios em longo prazo para a sua saúde”, finaliza a especialista. 

Posição completamente correta de dormir.

Sobre a Companhia do Sono. Através de uma avaliação com personal do sono e Tecnologia Terapêutica, desenvolve colchões personalizados com a finalidade de proporcionar alinhamento ortopédico e saúde para uma perfeita noite de sono. Os travesseiros são produzidos com a tecnologia do magneto para contemplar um maior relaxamento da cervical. Todos os produtos são fabricados seguindo rigorosos padrões de produção, certificados pela ISO 9001:2000, e constantemente supervisionados por especialistas. Clique aqui para mais informações.

Reportagem completa, em vídeo, sobre as posições corretas ao dormir pode ser assistida no Portal ConsumidorRS/BR através do link: www.consumidorrs.com.br.

 Comunicador Alexandre Appel entrevista a fisioterapeuta e personal do sono Dainna Kich.

Fotos: Divulgação/Blip Comunicação


Autor: Blip Comunicação
Fonte: Blip Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581