
O alegretense Cyro Alfredo Pinto Soares Leães, gestor da Emergência do Hospital Ernesto Dornelles, foi homenageado na terça-feira, 13/12, na Câmara Municipal. Ele recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre, proposto pelo vereador Pedro Ruas (PSOL) e aprovado por unanimidade.
Em sua manifestação, o vereador registrou que, quando a Câmara decide homenagear alguém, fala por toda a Cidade. Ruas ressaltou ainda que Leães conseguiu algo extraordinário no exercício da medicina. “Foi brilhante e competente. Dedicou a sua vida ao exercício da medicina e a salvar e lutar pelas pessoas.” O representante do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Jorge Krieger de Melo, desejou boas-vindas ao médico. “Muito fez e faz pela medicina e muito fará por Porto Alegre. Será recebido como um irmão”.
O homenageado agradeceu a deferência da Casa explanando sobre sua caminhada na vida. “Poucas pessoas podem dizer que nasceram em duas capitais, pois eu nasci no Alegrete, capital farroupilha, e hoje estou nascendo em Porto Alegre, capital de todos os gaúchos.” Emocionado, Leães agradeceu ainda aos familiares e colegas de profissão. “Dou um abraço em todos vocês e ofereço meu coração”, finalizou.
Cyro Alfredo Pinto Soares Leães iniciou a carreira médica no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, onde atuou por 20 anos. Em 1973 passou a integrar o corpo médico da Associação dos Funcionários Públicos do Rio Grande do Sul (AFPERGS), mantenedora do Hospital Ernesto Dorneles, onde atua até hoje. É especialista em medicina interna, cardiologia e terapia intensiva.