.
 
 
Jornada de Nutrição Hospitalar
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/05/2012

Jornada de Nutrição Hospitalar

Nutricionista Cláudia Marchese aborda os principais destaques do evento em entrevista exclusiva

Cláudia Marchese

No dia 1º de junho, Porto Alegre sediará um importante evento para o segmento de Nutrição Hospitalar. A I Jornada de Nutrição Hospitalar do SINDIHOSPA traz em sua programação temáticas inovadoras para a atualização e troca de experiências entre os profissionais da área.

O Portal SIS.Saúde realizou uma entrevista exclusiva com a nutricionista Cláudia Marchese*, integrante da Comissão Organizadora do evento e Coordenadora do Comitê de Nutrição do SINDIHOSPA. Confira:

Quais são os maiores desafios, na atualidade, que se endereçam aos profissionais que atuam na área da nutrição hospitalar?

Cláudia Marchese: A Ciência da Nutrição apresenta intenso e veloz crescimento e isso abrage novas diretrizes de terapia nutricional, práticas de segurança alimentar, incorporação de novas tecnologias e insumos. Isso torna nossos serviços hospitalares cada vez mais complexos e exige que estejamos preparados para uma atuação sistêmica, permeando as inúmeras interfaces da área.

E o sucesso da prestação de serviços depende da atualização profissional constante?

Cláudia Marchese: Sem dúvida. Conforme mencionei, a Nutrição é um campo que vem apresentando inovações em velocidade cada vez maior. Logo, assim como ocorre em outras profissões da saúde, estar atualizado é uma premissa para a atuação profissional eficaz. A permanente atuação interdisciplinar e a visão de que nosso foco prioritário está na prevenção, manutenção e recuperação da saúde através de uma terapia nutricional planejada, efetivamente aplicada dentro da visão translacional e apoiada em um sólido processo produtivo que garanta a operacionalização correta e segura do plano terapêutico. A sintonia harmônica e assertiva na interação dessas duas áreas é desafiadora e certamente, a chave do sucesso de nossos serviços.

E quais foram os fatores que motivaram o Comitê de Nutrição do SINDIHOSPA em promover a I Jornada de Nutrição Hospitalar, tomando a perspectiva da atuação profissional?

Cláudia Marchese: Os encontros sistemáticos do Comitê de Nutrição do SINDIHOSPA têm propocionado um fórum de profícua interação e troca de experiências que subsidiam nossas ações e apoiam melhorias para os Serviços de Nutrição hospitalares envolvidos. Com base nessa rica experiência, decidimos oportunizar a extensão desses momentos para mais colegas, almejando com que a I Jornada de Nutrição Hospitalar possa ser um momento de valiosa troca para um grupo ainda maior. Assim, a I Jornada de Nutrição Hospitalar do SINDIHOSPA será um momento de convívio e reencontro com colegas, no qual seremos agraciados com a oportunidade de atualizar conhecimentos e práticas, trocar experiências e certamente retornaremos ao nosso dia-a-dia ainda mais embasados e motivados para fazer o melhor pelos nossos pacientes.

E quais serão os destaques da programação? O que os participantes podem esperar encontrar durante a realização desta primeira jornada?

Cláudia Marchese: A programação foi criteriosamente pensada por essa equipe e baseada nos principais desafios que vivenciamos no dia-a-dia de nossos serviços. Todos os temas são de fundamental relevância e tratados por profissionais renomados e experientes. Não podemos afirmar que algum deles tenha destaque diferenciado, mas vale comentar alguns tópicos da programação:

ÚLCERAS DE PRESSÃO – IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NA PREVENÇÃO E ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA: estas apresentam significância epidemiológica elevada, sendo foco prioritário na qualidade assistencial e motivando inclusive campanhas como, 5 Milhões de Vidas do Institute of Healthcare Improvement. As Úlceras de Pressão podem ser prevenidas e tratadas, sendo o estado e a terapia nutricional sem dúvida, pilares fundamentais nesse processo.

ESTRATÉGIAS DE ACONSELHAMENTO PARA A ADESÃO À INTERVENÇÃO NUTRICIONAL: comportamento alimentar envolve a nossa história pessoal, aspectos emocionais, raízes culturais, mitos, crenças e estilo de vida. Modificar hábitos alimentares é um movimento complexo que exige reflexão e preparo do profissional e certamente a experiência e as pesquisas da Nutr. Simone Bernardes irão colaborar muito para nossa prática de intervenção.

GASTRONOMIA HOSPITALAR: Por que fazer e como eu faço? aliar a Gastronomia à Terapia Nutricional é uma arte que exige habilidade, conhecimento técnico e persistência e tem como objetivo único derrubar a velha visão de “comida de hospital”, promovendo a repleção nutricional efetiva. Os colegas Natália Zakzuc e Fred França, irão apresentar parte de sua vivência em dois cenários distintos, mostrando que é possível sim fazer a diferença em nossos serviços.

TERAPIA NUTRICIONAL NO PÓS-OPERATÓRIO TARDIO DA CIRURGIA DA OBESIDADE: a obesidade hoje, é um grave problema de saúde pública em âmbito mundial e a cirurgia certamente cresce como alternativa terapêutica eficaz, porém a terapia nutricional em todo o pós-operatório tem papel relevante para minimizar o impacto da desnutrição relacionada. A Nutr Luciana Coppini nos brindará com sua extensa experiência para que possamos manejar a terapia nutricional desses pacientes, prevenindo em especial as complicações tardias.

NUTRIÇÃO TRANSLACIONAL: muito evoluímos, muito conhecemos e muito mais está por vir na dinâmica ciência da Nutrição, porém, o grande desafio está na aplicação do que conhecemos em benefício dos pacientes. A Nutrição Translacional consiste em otimizar as potencialidades do método científico e da interdisciplinaridade para acelerar a transferência do conhecimento para aplicação e aprimoramento dos nossos serviços. A Nutricionista Ana Harb trará a riqueza de sua vivência como pesquisadora aliada à uma prática clínica consistente, ilustrando como podemos exercer esse desafio na assistência.

E quais as expectativas em relação ao encontro, do ponto de vista da organização do evento. O que o Comitê espera atingir?

Cláudia Marchese: Nossa principal expectativa é de podermos proporcionar um momento de interação e troca com colegas de várias formações, instituições e até mesmo de diferentes localidades, oportunizando assim a reflexão para melhorias em nossos serviços e na prática diária. Almejamos que esse encontro seja o primeiro de muitos que virão. Além disso, a disseminação do conhecimento do Comitê é uma prática exigida pela diretoria do SINDIHOSPA para proporcionar a qualificação do setor saúde como um todo.

Você gostaria de deixar uma mensagem final, em nome da Comissão Organizadora?

Cláudia Marchese: Gostaria de utilizar esse espaço para destacar que temos plena convicção de que os resultados serão um sucesso, pois o evento será uma pitada de fermento no que melhor sabemos fazer: Nutrir, sem dúvida um ato de amor e doação. E como já dizia o genial Steve Jobs: “a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer”.

Serviço:

I Jornada de Nutrição Hospitalar do SINDIHOSPA

Data: 01 de junho de 2012

Horário: 07h às 18h

Local: Novotel Três Figueiras

Informações e inscrições: http://www.sindihospa.com.br/jornadanutricao2012/index.php

* Cláudia Marchese é nutricionista graduada pelo IMEC, com especialização em Nutrição Clínica pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), em Administração Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Terapia Nutricional pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE). É Professora dos Cursos de Pós-graduação em Nutrição Clínica, Psicossomática e Gestão de Risco Hospitalar da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), em Dietoterapia nos Ciclos da Vida na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), em Nutrição Clínica na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e em Alimentação e Nutrição na Universidade de Passo Fundo (UPF). É Supervisora de Nutrição e Coordenadora Técnico-Administrativa da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital Mãe de Deus e Coordenadora do Comitê de Nutrição do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA); Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE).


Autor: Redação
Fonte: SIS.Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581