

Foto: divulgação
Fábio Leite Gastal, Superintendente Médico-Assistencial do Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD), compõe a história da saúde gaúcha.
O médico foi um dos agraciados, neste ano, pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). O prêmio, conquistado na Categoria Conhecimento, destaca profissionais dedicados à criação e produção de serviços e produtos alinhados à visão do PGQP.
No PGQP e no movimento da Qualidade, atuou no processo de desenvolvimento da metodologia do Sistema de Avaliação das empresas, como avaliador sênior, juiz de vários prêmios estaduais, nacionais e setoriais. Além disso, Gastal foi superintendente da Organização Nacional da Acreditação (ONA) entre os anos 1999 a 2007.
Em sua trajetória profissional, atuou como Assessor de Desenvolvimento e Informação Estratégica (Comitê Executivo) da UNIMED Belo Horizonte, fez carreira como professor universitário e pesquisador nas áreas de acreditação, avaliação de serviços, psiquiatria, psicogeriatria, saúde mental e políticas de saúde.
Doutor em Medicina e Psiquiatria, ingressou no cargo de superintendente médico-assistencial do SSMD no ano de 2011, coordenando equipes das operações cirúrgicas, ambulatoriais, de emergência e internação de nove unidades do Sistema. Está à frente de mudanças estruturais significativas, tais como a inovação constante do parque tecnológico, o desenvolvimento e a integração dos sistemas e da rede assistencial.
O reconhecimento do trabalho de Gastal por parte do PGQP enfatiza que cuidar de vidas com excelência é marca de sua trajetória de vida.