.
 
 
Westphalen participa da abertura do II Congresso Internacional de Controle do Câncer na Mulher
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/11/2013

Westphalen participa da abertura do II Congresso Internacional de Controle do Câncer na Mulher

Presidente do Legislativo gaúcho disse que o momento é um marco para a Saúde pública do país

O presidente do Legislativo gaúcho, Pedro Westphalen (PP), participou, na tarde desta quinta-feira (28), da abertura do II Congresso Internacional de Controle do Câncer na Mulher, no Hospital de Clínicas da capital. Na abertura, o presidente do Congresso, Paulo Naud, realizou homenagens as pessoas que apoiaram a realização do evento e também ao momento representativo na luta contra o HPV.

Faz parte da programação, o Simpósio do Programa Nacional de Imunizações. Pela primeira vez, no país, será explicada detalhadamente a forma como o Ministério da Saúde, através do PNI , vai iniciar e implementar o programa de vacinação contra o HPV, papilomavírus humano, responsável em 100% das incidências de câncer da cervical. Para o Simpósio, são convidados os secretários de saúde dos 497 municípios gaúchos e de outros estados como também os coordenadores dos programas de controle do câncer das respectivas cidades (médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem). O grupo participará de oficinas que esclarecerão como, na prática, deverão ser vacinadas contra o vírus HPV as meninas e adolescentes da comunidade.

Westphalen disse que o momento é um marco para a Saúde pública do país. “O dr. Paulo Naud é um batalhador e através de sua articulação vai fazer deste Congresso um marco para a prevenção do câncer de colo de útero no Brasil. A menina Letícia Fernanda Batistella Schrader, natural de Lagoa dos Três Cantos, vai receber aqui a primeira dose da vacina de prevenção ao HPV, vírus causador da doença. Este é um grande passo em direção a erradicação deste problema que atinge a tantas mulheres”, observou o presidente.

As doses das vacinas devem ser aplicadas, nas escolas e nos postos de saúde de todo o Brasil, no início de 2014. A primeira fase do programa prevê imunização da faixa etária de 11 a 13 anos. Em 2015, recebem as doses adolescentes de 9 a 11 anos.

Presenças

Estiveram presentes: a consulesa do Brasil em Mônaco, Luciana de Montigny; o representante do Ministério de Saúde de Mônaco, Franco Borruto; o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereador Thiago Duarte; o prefeito de Tapejara, Seger Luiz Menegaz; o presidente do Centro Nacional de Oncologia da Angola, Fernando Miguel; a deputada Zilá Breitenbach (PSDB); primeiras damas dos municípios gaúchos, vereadores e demais autoridades estaduais, municipais e federais.


Autor: Redação
Fonte: Agência de Notícias ALRS
Autor da Foto: Vinicius Reis

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581