
O médico oncologista Dr. Stephen Doral Stefani divulgou dados importantes do câncer, em especial, no Rio Grande do Sul, aos participantes do evento que fechou o mês NOVEMBRO AZUL na Colnaghi Imóveis. A palestra, aberta ao público, aconteceu na manhã desta terça-feira.
Entre as curiosidades que prenderam a atenção do público estiveram os cálculos relacionados à incidência da doença em Porto Alegre, índices de mortalidade e sucesso nas consultas preventivas.
"Dez pessoas por dia, apenas em Porto Alegre, são diagnosticadas com câncer", alertou o médico.
Os fatores que desenvolvem a doença são diversos, ainda mistoriosos para a medicina. De acordo com Dr. Stephen estão relacionados à genealogia dos pacientes, consumo de cigarro, bebida e hábitos de vida pouco saudáveis, com a ausência de atividade física e má alimentação. "Por isso, hoje a sociedade madura paga o preço de hábitos passados", completa, lembrando que o excesso de sol ainda frequente nesta época do ano é prática antiga que contribui para o câncer de pele.
O cigarro foi o primeiro dos alertas registrados pelo palestrante. "Fumantes desenvolvem, no mínimo, 20 vezes mais chances de câncer em todos os órgãos do corpo. No pulmão, fumantes desenvolvem 45 vezes mais chances de apresentar a doença". Ainda, "quem fuma corre o risco de durar mais que o seu próprio pulmão. Uma hora o pulmão acaba faltando por conta do cigarro", disse.
O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata no Brasil, apresentando altos índices de cura para quem faz o exame de toque associado ao exame de sangue ainda no seu estágio inicial.
Para minimizar as chances de desenvolver câncer, as indicações são:
1) Deixar o cigarro;
2) Beber socialmente, com moderação (na dúvida, já estás bebendo em excesso);
3) Exercícios físicos aeróbicos 3x por semana com batimentos cardíacos regulares acima dos 100 por minuto;
4) Alimentação acompanhada de muita fruta, fibras e verduras.