
Foi dado início hoje, 5, a duas obras importantes para a qualificação da saúde na capital. O prefeito José Fortunati e o secretário municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli, assinaram a autorização para o início das obras da nova sede da Unidade de Saúde da Família Wenceslau Fontoura, e da sede própria da Base Samu Bom Jesus. A prefeitura irá investir mais de R$ 600 mil nas duas obras, e a previsão de conclusão é para o final deste ano. (fotos)
O prefeito ressaltou a importância das ações da prefeitura na área da saúde pública e a mobilização das comunidades para que as obras aconteçam. Segundo ele, as duas obras são demandas aprovadas pelo Orçamento Participativo (OP). “Com a participação da população o trabalho da nossa equipe iremos mudar a qualidade no atendimento à saúde para aqueles que mais precisam”. (vídeo)
O novo prédio da unidade de saúde Wenceslau Fontoura será maior do que o antigo e ganhará área específica para a implantação de uma equipe de saúde bucal. Atualmente, a estratégia funciona com uma equipe de saúde da família formada por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, que atendem mais de 600 famílias do bairro Mário Quintana. “Iremos quadruplicar a unidade de tamanho, isso significa melhores condições de atendimento para a população e de trabalho para os servidores”, destacou Casartelli.
O secretário anunciou que durante a execução, a equipe de saúde continuará atendendo em local cedido pela Associação de Moradores, em área próxima da nova unidade. A presidente da Associação, Magda Godói, afirmou que a nova unidade era aguardada há mais de 11 anos e agora a comunidade comemora o andamento das obras.
A segunda autorização realizada foi para a construção da sede própria da Base Samu Bom Jesus. Hoje, a equipe existente funciona no Centro de Saúde Bom Jesus. A conselheira do OP, Maria Encarnacion, falou da importância do novo equipamento de saúde de pronto atendimento para a região. O secretário Casartelli reafirmou os esforços da prefeitura na organização das urgências e emergências da cidade, com a qualificação dos serviços da Samu e a expansão de novas bases.