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‘Case’ de sustentabilidade
 
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17/08/2011

‘Case’ de sustentabilidade

Comitê Técnico de Gestão de Resíduos do Sindihospa participa de evento da FAMURS

O Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa) participou da 15ª Reunião Anual do Conselho dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente e o 2º Encontro dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, contando com a representação da enfermeira Alba La Rosa, integrante do Comitê Técnico de Gestão de Resíduos do Sindihospa. Os eventos ocorreram simultaneamente entre os dias 10 e 11 de agosto e a organização foi efetuada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul - FAMURS.

Durante o evento, Alba compartilhou a experiência adquirida com o Comitê Técnico de Gestão de Resíduos do Sindihospa, criado no ano de 2001 e que, atualmente, conta com a participação de 20 instituições de saúde. O objetivo desse Comitê é buscar alternativas para o gerenciamento dos resíduos de saúde, visando à redução de custos e do impacto ambiental provenientes desses resíduos.

As instituições de saúde do Rio Grande do Sul foram pioneiras na adoção de processos sustentáveis, como a adoção da logística reversa para os termômetros de mercúrio e lâmpadas florescentes, além do encaminhamento do óleo de fritura para tratamento adequado, ponderou Alba. “Essas soluções são amplamente debatidas em nosso Comitê de Resíduos, contando inclusive com representação na Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT”, ressaltou.

"Nesse grupo de trabalho, procuramos gerenciar as demandas sob a perspectiva da melhoria contínua, o que implica em trabalharmos, cada vez mais, em busca de comportamentos preventivos e sustentáveis", comentou a Enfermeira. Em sua apresentação, Alba demonstrou as ações realizadas por esse Comitê, que compreende:

  • Acordo para o tratamento dos Resíduos Infectantes;
  • Realização de I e II Fórum Regional de RSS (2007 – Reciclagem de RSS/ 2010 – Política Nacional de Resíduos);
  • Encaminhamento de solventes dos hospitais para tratamento e reciclagem (xilol);
  • Participação em grupo de trabalho da ABNT;
  • Participação do grupo de trabalho da Faculdade de Farmácia da UFRGS sobre medicamentos vencidos.

O plano de gerenciamento de resíduos, desenvolvido por cada instituição, é avaliado anualmente pelo Comitê. Segundo Alba, no ano de 2011, houve uma redução dos índices de geração de resíduos entre as instituições de saúde integrantes do Comitê, bem como as ações em prol da sustentabilidade da água e da energia elétrica estão obtendo resultados. A especialista citou ainda que os uniformes das instituições de saúde estão se transformando em obras de arte através de oficinas artísticas. Assim, Alba salientaou soluções sustentáveis que podem ser implementadas em outros municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

Saiba mais sobre o SINDIHOSPA

O Sindihospa foi fundado em 12 de novembro de 1962, por proprietários de Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e similares. Apresenta como missão fortalecer os serviços de saúde de Porto Alegre, estimulando a sua competitividade e promovendo a livre iniciativa, a economia de mercado, a integração de empregados e o respeito aos princípios éticos, em cooperação com o governo e a sociedade, visando o desenvolvimento do setor de saúde.

Atualmente, o Sindicato é presidido pelo Adm. Leomar Bammann (Hospital São Lucas da PUC), conta como Vice-Presidente o Adm. Alceu Alves da Silva (Sistema de Saúde Mãe de Deus).

Acesse aqui o site do Sindihospa.

 

 

 

 


Autor: SIS.Saúde
Fonte: SIS.Saúde

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