.
 
 
Sistema de Saúde Mãe de Deus amplia atendimentos a dependentes de drogas
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/04/2012

Sistema de Saúde Mãe de Deus amplia atendimentos a dependentes de drogas

O Ministro da Saúde Alexandre Padilha esteve presente durante a inauguração dos serviços. Confira!

O Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD), em parceria com o Ministério da Saúde e com as prefeituras municipais de Porto Alegre e Canoas, firmou, na última terça-feira (17), convênio para a ampliação de dois serviços em saúde mental. O  Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve presente durante a inauguração dos serviços, que contou ainda com a presença de autoridades, imprensa e público leigo.

No Hospital Universitário de Canoas, foram inaugurados 30 leitos, sendo 20 para dependentes em álcool e drogas, com ênfase no tratamento do crack, e 10 leitos para atendimento psiquiátrico geral. Serão atendidas as pessoas residentes de Canoas e Alvorada, encaminhadas e avaliadas pela rede de saúde local.

O Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) do IAPI, em Porto Alegre, que atende dependentes de álcool e outras drogas, passou a ter funcionamento 24 horas por dia. As pessoas que necessitam de atendimento em turno integral passam a contar com um plano terapêutico com acolhimento abrangente. Para esse atendimento, a equipe multiprofissional especializada foi ampliada, passando a ser formada por 30 profissionais (3 médicos, 2 psicólogos, 1 terapeuta ocupacional, 6 enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem, 1 assistente social, 3 técnico-administrativos e 1 educador físico).

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que participou da inauguração desses serviços, em relação ao lançamento dos leitos no Hospital Universitário, destacou que a internação em leito psiquiátrico pode ser uma alternativa necessária para resguardar a saúde e a segurança dos dependentes químicos e familiares. “Nós somos favoráveis a todas as medidas que venham a proteger a vida da pessoa ou que coloque em risco a vida de outras pessoas. Se a única medida será a internação involuntária, esta deve ser realizada por um profissional de saúde, que tem condições de avaliar os riscos que o dependente químico pode incorrer”.

Alexandre Padilha acrescentou que o combate ao crack perpassa necessariamente pelo atendimento diferenciado, oferecendo tipos diversos de atendimento, considerando as especificidades de cada caso. “O que é fundamental no enfrentamento ao crack é a reconstrução do projeto de vida e dos valores da pessoa, reconstruindo os laços familiares e sociais”, pontuou o Ministro. 

Nesse sentido, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, lembrou ainda que, através do orçamento popular, o tratamento a pessoa usuária de drogas configurou-se como prioritário para a população. “Hoje, em Porto Alegre, nós já temos um trabalho diferenciado, estamos trabalhando com a questão primária, com as equipes de matriciamento, com as escolas e todos os aspectos que envolvam o combate ao uso de drogas. Assim, temos toda uma mobilização para atuar com os jovens, trazendo a família e a comunidade para auxiliar no convencimento ao tratamento”.

Já para o Dr Claudio Sefferin, superintendente do SSMD, as ações de saúde, mesmo quando especializadas para o cuidado de pessoas com problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas, devem ser norteadas pela integralidade, continuidade e participação da comunidade, trabalhando com a lógica do funcionamento em rede. Sefferin complementa que o SSMD tem tido uma atuação significativa, em parceria com as prefeituras e Ministério da Saúde, no enfrentamento ao uso de drogas, atuando através da prestação de serviços multidisciplinares e equipes qualificadas.

Segundo a Ir. Lúcia Boniatti, Presidente do SSMD, a Instituição tem cumprido o seu papel de cuidados com o cidadão e tem, em parceria com as prefeituras e Ministério da Saúde, implementado esforços para o combate ao uso de drogas. “Hoje, para nós, é um dia de muita felicidade”.

 

Sobre o Sistema de Saúde Mãe de Deus - O Sistema de Saúde Mãe de Deus apresenta como missão: “garantir soluções completas e integradas em saúde, com desenvolvimento científico, tecnológico e humano”. Aliando tecnologia de ponta a um corpo clínico altamente qualificado, abarca uma ampla rede de hospitais e serviços de saúde. O investimento contínuo em equipamentos e na estrutura física, atendimento de qualidade e gestão com responsabilidade social demonstram o compromisso com a comunidade. Para mais informações, acesse o site do Sistema de Saúde Mãe de Deus.

Confira as imagens: 


Autor: Comunicação
Fonte: Hospital Mãe de Deus
Autor da Foto: Renan Constantin

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581