.
 
 
Ações no Dia Mundial do Doador de Sangue estimulam comparecimento de doadores ao Hemocentro
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/06/2012

Ações no Dia Mundial do Doador de Sangue estimulam comparecimento de doadores ao Hemocentro

O secretário da Saúde, Ciro Simoni, e a diretora do Hemorgs, Jane Leonardo, ganharam o reforço do humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana, nas atividades que marcaram o dia

O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado na última quinta-feira (14), teve intensa movimentação no Hemocentro do Estado. O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, esteve no local cumprimentando doadores e avaliando os serviços prestados na captação, qualificação e distribuição de sangue e hemocomponentes para leitos do SUS. Para Simoni, o Governo do Estado vem fornecendo todo o apoio para a melhoria da infraestrutura da hemorrede pública gaúcha.

Clique aqui para ver a galeria de imagens desta notícia.

Clique aqui para ver o vídeo do Guri de Uruguaiana doando sangue.

A presença do humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana, e o inseparável Licurgo, serviram para descontrair doadores que estavam sendo atendidos. Com palavras características do seu personagem, Kobe arrancou muitas gargalhadas, sempre alertando para a necessidade permanente do ato solidário de doar sangue. Ele colocou-se à disposição do Hemocentro para novas parcerias que contribuam para que não haja falta de sangue no local. "É o mínimo que eu posso fazer diante de tanta coisa boa que acontece comigo", ressaltou. A atração da tarde foi a apresentação do Coral Fepps, formado por servidores da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde, instituição que administra o Hemocentro do Estado.

Data

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi definido por organismos internacionais, sob liderança da Organização Mundial da Saúde, assinalando o nascimento de Karl Landsteiner, que descobriu os grupos sanguíneos ABO. É uma ocasião para dar visibilidade às ações de captação de sangue e de agradecimento aos doadores.

Estoques

Os estoques de sangue do Hemocentro do Estado estão sob controle. Nesta quinta-feira (14), cerca de 70 pessoas doaram sangue, um pouco abaixo da média diária necessária que fica entre 80 e 100 doações. Para garantir o nível mínimo durante o inverno, quando cai o número de doadores, várias ações são desenvolvidas para estimular a captação de doadores.

Operação

O Hemocentro funciona para doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os critérios básicos para doar incluem apresentar boas condições de saúde, ter entre 16 e 68 anos incompletos, pesar mais de 50 quilos, não ter sido contaminado por doença transmissível e portar documento oficial de identidade.

O Hemorgs/FEPPS, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, responde pela distribuição de sangue e hemocomponentes para 47 hospitais. Informações adicionais sobre doação podem ser obtidas pelo fone (51) 3336.6755, ou em www.hemocentro.rs.gov.br


Autor: Redação
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde
Autor da Foto: Nândria Oliveira

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581