
Profissionais da Escola Superior de Saúde Unisinos-Mãe de Deus estão em Luanda prestando consultoria ao maior hospital público de Angola, Josina Machel-Maria Pia. O objetivo é implementar protocolos que permitam a melhoria dos padrões de qualidade de atendimento em saúde do Hospital angolano, que é considerado referência local e recebe pacientes de maior gravidade.
O médico Fernando Sefrin, a enfermeira Josi Mara Botomé Nicol, os técnicos em enfermagem Daniela Leite Braga e Regis Barata da Silva, e a enfermeira e professora Zoraide Immich Wagner compõem o grupo que está em Angola. A experiência principal desses profissionais é na área de emergência.
Essa iniciativa faz parte das ações de internacionalização da Escola Superior de Saúde Unisinos-Mãe de Deus, de acordo com Dr. Alceu Alves da Silva, Superintendente Executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD). “Pretendemos ampliar a troca de experiência com outros países, permitindo que nossos profissionais, além de transmitirem seus conhecimentos, tenham a oportunidade de ampliar suas qualificações”.
Um país em transição
Após décadas de guerra civil, Angola está em plena fase de reconstrução, em boa medida devido à produção de petróleo e diamantes. Mas, o país apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dentre os mais baixos do mundo, uma expectativa de vida em torno dos 50 anos de idade e quase 60% das pessoas na linha da pobreza.
“Há muitas construções, porém, em contraste com uma pobreza significativa. Grandes e modernos automóveis disputam espaço com pedestres, vendedores ambulantes e os chamados táxis, que são Vans particulares em péssimo estado de conservação e o principal meio de transporte da população local”, comenta o médico Fernando Sefrin sobre a cidade de Luanda.
Dessa forma, há sinais evidentes de uma sociedade em transição. “É possível se observar uma demanda reprimida por novidades, provavelmente por ser uma sociedade há dez anos em paz. Assim, celular se vê mais que no Brasil e outras pequenas coisas”, diz Sefrin.
Hospital Josina Machel-Maria Pia
Tendo na direção o Dr. Alberto Paca, diretor geral, e Dr Leonardo Inocêncio, diretor clínico, o Hospital Josina Machel-Maria Pia possui em torno de 1.500 funcionários e 600 leitos. Segundo Dr. Paca, o nível de mortalidade apresentou redução, nos últimos anos, com a implantação de planos de ação que permitiram a melhoria do atendimento aos pacientes.
Porém, a emergência do Hospital apresentava superlotação, chegando a ter atendimentos de pacientes no chão. Devido a essa problemática, a área da emergência, chamada de Banco de Urgência, foi fechada a fim de sua revitalização.
Com a reforma e aquisição de equipamentos, observou-se a necessidade de capacitação dos funcionários - médicos, enfermeiros, e pessoal administrativo. Assim, através da empresa Planisa de São Paulo, que trabalha em Angola há nove anos com cursos de capacitação e formação, firmou-se a parceria entre a Escola Superior de Saúde Unisinos-Mãe de Deus e o Hospital Josina Machel-Maria Pia.
A previsão de abertura da nova área de emergência é para o dia 25 deste mês. Essa nova unidade não realizará atendimento ambulatorial de pacientes que não necessitem de serviços estritamente de emergência e urgência, que serão encaminhados para outros atendimentos.
Do trabalho desenvolvido
O trabalho que está sendo realizado pelo grupo de consultores brasileiros inclui a implementação de novos fluxos e protocolos de atendimento de pacientes e das principais patologias atendidas na região.
“Por três semanas, acompanhamos o desenvolver das obras, dando opiniões para o projeto e compra de materiais. Também fizemos um relatório da parte médica, enfermagem e capacidade do Hospital para o atendimento. Agora, iniciaremos a parte de capacitação dos funcionários. Elegemos pontos que são o Tendão-de-Aquiles para o início da nova fase do Banco de Urgência e iniciaremos com uma parte prática, já nas novas instalações”, conta o médico Sefrin.
“A parceria da Escola Superior de Saúde Unisinos-Mãe de Deus com o Hospital Josina Machel-Maria Pia é uma oportunidade muito especial. Estaremos contribuindo de forma efetiva na reconstrução de um país marcado pelas sequelas de uma guerra civil e com vontade de viver uma nova realidade. Estamos realizando um trabalho técnico de grande relevância e executando, na prática, um intercâmbio de experiência extremamente importante para a qualificação profissional”, conclui Alceu, do SSMD.
-----------------------------------
Sobre o Sistema de Saúde Mãe de Deus
O Sistema de Saúde Mãe de Deus apresenta como missão: “garantir soluções completas e integradas em saúde, com desenvolvimento científico, tecnológico e humano”. Aliando tecnologia de ponta a um corpo clínico altamente qualificado, abarca uma ampla rede de hospitais e serviços de saúde. O investimento contínuo em equipamentos e na estrutura física, o atendimento de qualidade e a gestão com responsabilidade social demonstram o compromisso que o Sistema de Saúde Mãe de Deus possui com a comunidade. Para mais informações, acesse o site: www.maededeus.com.br ou ligue para (51) 3230.6000.