.
 
 
Sindihospa promove comemoração ao Dia do Nutricionista
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/08/2012

Sindihospa promove comemoração ao Dia do Nutricionista

Evento ocorreu na noite da última quarta-feira (01), no Auditório do Hospital Mãe de Deus

O Comitê de Nutrição do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa) realizou, na última quarta-feira (01), encontro para a comemoração ao Dia do Nutricionista. Reunindo dezenas de nutricionistas e demais profissionais da saúde, como representantes do Sindicato dos Nutricionistas do Rio Grande do Sul e da Federação Nacional dos Nutricionistas, o evento ocorreu no Auditório do Hospital Mãe de Deus, contando com patrocínio exclusivo da empresa Nestlé Health Science.

Durante a abertura do evento, a Coordenadora do Comitê de Nutrição do Sindihospa, nutricionista do Sistema de Saúde Mãe de Deus e docente do pós- graduação da Escola Superior de Saúde - Universidade do Vale do Rio dos Sinos / Mãe de Deus, Cláudia Marchese, lembrou que a data comemorativa ao dia do nutricionista (31 de agosto) foi escolhida em alusão à fundação da primeira associação desta categoria profissional no país, a Associação Brasileira de Nutricionista (ABN).

Além disso, Marchese afirmou que “o nutricionista teve a sua profissão regulamentada no dia 24 de abril de 1967, através da Lei n. 5.276 e tem a missão de orientar e incentivar a população na adoção de condutas alimentares saudáveis, abarcando, de forma segura, a complexa interação entre o homem e o alimento”.

 
Após a abertura, a especialista proferiu a palestra intitulada “Terapia Nutricional: Práticas e Recomendações que fazem a diferença para o Paciente Crítico”, onde destacou os impactos da desnutrição no contexto hospitalar e suas repercussões no prognóstico do paciente. “O que sabemos, com base em evidências científicas, é que a terapia nutricional precoce, iniciada, no máximo, 48h após a internação, reduz significativamente, riscos de complicações e mortalidade no paciente crítico.

Especificamente em relação a essa população, que, de acordo com Marchese, apresenta um maior risco de desnutrição, que repercute em permanências hospitalares mais prolongadas e custos de internação superiores, é preciso investir na capacitação da equipe e também lutar por ações interventivas precoces. Em suas palavras, “as equipes de saúde envolvidas no cuidado de pacientes críticos, algumas vezes, não dispõem de treinamento adequado para identificar precocemente riscos nutricionais e prontamente intervir”. Logo, é fundamental que essa problemática seja assunto não somente na prestação da atividade-fim (assistência hospitalar), mas também nos cursos de graduação, especialização e educação continuada em nutrição e áreas correlatas.

Luciana Guterres (Gerente Regional Sul da Nestlé Health Sciences), Cláudia Marchese (Sistema de Saúde Mãe de Deus), Alessandra Dewes (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) e Soraya Eskenazi (Nestlé Health Science).

Na sequência, ocorreu a mesa-redonda integrada pelas nutricionistas Juliana Paludo (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre), Maria Rosses (Hospital São Lucas), Néli Akui (Hospital Divina Providência), Renata Vieira (Instituto de Cardiologia), Magali Kümbier (Hospital Moinhos de Vento) e Gabriela Salazar (Hospital Mãe de Deus), abordando o tema do “Cenário Atual da Atuação do Nutricionista em Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN)”. As especialistas compartilharam suas práticas e detalharam as rotinas nas respectivas instituições hospitalares da Capital.

Integrantes da mesa-redonda (da esquerda para a direita): nutricionistas Gabriela Salazar, Renata Vieira, Magali Kümbier, Maria Rosses, Juliana Paludo e Néli Akui.

Na percepção das nutricionistas, concerne às equipes EMTN a indicação de rotinas, a padronização e a realização de investigações referentes à Terapia Nutricional no contexto hospitalar. Todavia, foram elencados também alguns desafios e pontos que merecem maior atenção e aprimoramento, como a necessidade da mudança de cultura interna das instituições, objetivando promover, cada vez mais, a atuação integrada e pautada nas mais recentes descobertas no campo da ciência da nutrição. Com base na junção de saberes provenientes da academia e da prática, condutas terapêuticas podem ser adotadas com maior segurança e eficácia.

Após a realização da palestra e também da mesa-redonda, um coquetel foi oferecido aos presentes. Além de celebrar a comemoração pelo Dia do Nutricionista, a recepção serviu como um espaço de troca de saberes, experiências e networking.

Sobre o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa) - O Sindihospa foi fundado em 12 de novembro de 1962, por proprietários de Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e similares. Apresenta como missão fortalecer os serviços de saúde de Porto Alegre, estimulando a sua competitividade e promovendo a livre iniciativa, a economia de mercado, a integração de empregados e o respeito aos princípios éticos, em cooperação com o governo e a sociedade, visando o desenvolvimento do setor de saúde. Atualmente, o Sindicato é presidido pelo Adm. Leomar Bammann (Hospital São Lucas da PUC), conta como Vice-Presidente o Adm. Alceu Alves da Silva (Sistema de Saúde Mãe de Deus). Acesse aqui o site do Sindihospa.


Autor: Redação
Fonte: SIS.Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581